A Fitch Rating, uma das maiores agências de classificação de risco de crédito, rebaixou as perspectiva da Azul (AZUL) de estável para negativa.
De acordo com o relatório, a mudança é em decorrência das “pressões de queima de caixa da Azul, devido às suas elevadas despesas com arrendamento e juros, à depreciação do real e às volatilidades dos preços dos combustíveis”, disse a agência.
A Fitch ainda destacou a “significativa dependência” da aérea “no acesso ao mercado de crédito para financiar sua geração de fluxo de caixa livre negativa e manter níveis de liquidez saudáveis”.
Na avaliação da agência, as métricas de crédito da Azul estão relativamente adequadas, contudo, a aérea deve continuar tendo fluxo de caixa negativo até 2025.
Com isso, a Azul (AZUL4) precisará de financiamento adicional devido à reestruturação do pós-pandemia e ao seu programa de investimentos, que prevê, entre outras coisas, a modernização da frota.
Apesar disso, rating BB (bra) foi mantido
Ainda assim, a agência de classificação de risco reafirmou o rating BB(bra) da Azul (AZUL4) por causa da “forte posição no mercado regional doméstico na indústria de aviação civil brasileira e por margens operacionais sólidas”.
“A Fitch espera que o EBITDA ajustado da Azul continue a melhorar durante 2024 e 2025, devido ao sólido nível de tráfego doméstico, bem como a eficiências de custo, incluindo a modernização da frota e expansão da capacidade”, comentou.
Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) iniciam vendas de 40 rotas compartilhadas
As aéreas Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) iniciaram, nesta quinta-feira (11), a venda de 40 rotas compartilhadas pelo Brasil. Há previsão de adição ao longo das próximas semanas.
Nos canais de vendas da Azul (AZULL4), já estão disponíveis 20 itinerários operados pela Gol: entre as quais Belém-Rio Branco, Confins-São José dos Campos, Curitiba-São José dos Campos, Juazeiro do Norte-Galeão, Recife-São José dos Campos, Uruguaiana-Brasília, Viracopos-Boa Vista, Viracopos-Porto Velho, Viracopos-Rio Branco, entre outras.
Em nota, o presidente da aérea, Abhi Shah, destacou que o codeshare representa um crescimento exponencial da conectividade. “A parceria entre a Azul e GOL é a maneira mais rápida para fomentar as viagens aéreas dentro do Brasil”, disse Shah.