Mercado

Azul (AZUL4), Gol (GOLL34) e Latam aumentam número de voos no Galeão

A partir de 2 de janeiro de 2024, entra em vigor a restrição das operações no Aeroporto Santos Dumont, também no Rio

A Azul (AZUL4), Gol (GOLL34) e a Latam, anunciaram, na sexta-feira (6), a ampliação do número de voos no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro.

A partir de 2 de janeiro de 2024, entra em vigor a restrição das operações no Aeroporto Santos Dumont, também no Rio, um dos mais movimentados do país.

A Azul aumentará a quantidade de voos dos atuais três para 30 por dia no aeroporto. A transferência de voos para o Galeão será gradual e teve início no dia 1º de outubro, com rotas para Recife e Campina Grande.

Com o aumento de 900% em suas rotas no Galeão, a Azul passará a conectar o aeroporto a Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Campina Grande, Guarulhos e Campinas.

No Santos Dumont, a companhia vai manter a ponte aérea com o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com 13 voos diários em cada sentido.

Latam e Gol

Já a Latam, passará a oferecer novos voos conectando o Galeão a Manaus, Recife e Natal – nenhuma dessas rotas era atendida pelo Santos Dumont. Considerando voos nacionais e internacionais, a companhia terá um aumento de 5% na oferta de assentos de sua malha aérea no Rio de Janeiro, somando Galeão e Santos Dumont, na comparação com o primeiro trimestre de 2023.

A malha internacional da Latam continua a mesma da temporada de verão do ano passado, com voos do Galeão para Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru) e Santiago (Chile).

No Santos Dumont, a empresa manterá apenas a ponte aérea para Congonhas. A Latam deixará de conectar o Rio a Goiânia, Florianópolis e Curitiba, cujas ligações passarão a ser feitas por meio de uma conexão em Congonhas.

Em agosto, a Gol já havia anunciado que aumentaria sua oferta de voos para o Galeão em 38% em outubro e 110% em novembro deste ano. Atualmente, a companhia é a que tem a maior oferta de voos no aeroporto. Ela passará a contar com mais de 40 em dias de pico.