Mercado

Azul (AZUL4): tráfego aumenta 13% em agosto

A Azul, anunciou o resultado preliminar de tráfego em agosto de 2023

A Azul (AZUL4), anunciou na noite desta segunda-feira (11) o resultado preliminar de tráfego em agosto de 2023.

De acordo com a companhia, o tráfego de passageiros consolidado (RPKs) foi de 3.159 ante 2.783 no mesmo mês do ano passado, um aumento de 13,5%. Já a capacidade (ASKs) do mês passado foi de 3.872 contra 3.424 resultando em um crescimento de 13,1% e taxa de ocupação de 81,6%.

“As tendências do tráfego de agosto são uma clara indicação de que a demanda continua forte no Brasil, já que o tráfego corporativo se recuperou totalmente para os níveis pré-pandêmicos. Esses resultados de tráfego, combinados com as recentes tendências de reservas encorajadoras, com as tarifas médias mais altas de nossa história, nos permitem continuar confiantes para os próximos meses”, disse John Rodgerson, CEO da Azul, em nota.

Azul reduz prejuízo ajustado no 2T23

A Azul divulgou ao mercado em agosto os resultados do balanço do segundo trimestre de 2023 (2T23). A companhia aérea reportou prejuízo ajustado de R$ 566,8 milhões.

Nesse sentido, o prejuízo ajustado reportado pela Azul nesse período, apresentou uma melhora em relação a perda de R$ 721,4 milhões reportada no mesmo período do ano passado.

No entanto, o montante reportado foi inferior às expectativas do mercado, isso porque, o consenso reunido pela Bloomberg esperava um prejuízo de R$ 259 milhões no segundo trimestre de 2023.

Por outro lado, a companhia aérea apresentou, entre abril e junho deste ano, uma receita líquida de R$ 4,2 bilhões, o que representa um aumento de 8,8% na comparação anual. Este montante representa um recorde histórico para um segundo trimestre.

O Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), por sua vez, reportou um recorde e saltou 88,2% frente ao mesmo período do ano passado, totalizando R$ 1,15 bilhão. A margem Ebtida foi de 27,1%, alta de 11,4 pontos percentuais (p.p.).

O lucro operacional da companhia aérea atingiu R$ 591,9 milhões entre abril e junho, ou seja, um aumento de R$ 455,5 milhões frente ao segundo trimestre deste ano, representando uma margem de 13,9%, 10,4 pontos percentuais acima.

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