Altas do mercado

B3 (B3SA3): ações disparam após recomendação de banco

O banco Santander, que elevou as expectativas e recomendou compra.

B3 / Divulgação
B3 / Divulgação

As ações ordinárias da B3 (B3SA3) operam em forte alta na sessão Ibovespa desta quinta-feira (4), avançando 3,16%, a R$ 12,07, por volta das 14h12 (horário de Brasília). O otimismo se dava pelo relatório de sell-side do banco Santander (SANB11), que elevou as expectativas e recomendou compra.

Além disso, a equipe do Santander, em seu parecer, também estipulou preço-alvo de R$ 15 para os papéis da B3. A Selic (taxa básica de juros), foi destacada pelo banco como um dos principais motores para a avaliação, de acordo com o Suno Notícias.

Eles acreditam que os juros brasileiro devem cair ao patamar de 1 dígito no decorrer deste ano. Enquanto as ações B3SA3 desvalorizaram 20% este ano, investidores estrangeiros se mostraram mais construtivos com os papéis brasileiros, dizem os analistas.

“Nas nossas recentes interações com investidores estrangeiros, temos visto uma maior clima construtivo em relação às ações do Brasil. Acreditamos que quando e se o fluxo estrangeiro chegar ao Brasil (para nós, mais uma questão de “quando” do que de “se”)”, disse a equipe.

“A B3 poderia ser um veículo para esses investimentos porque alguns investidores veem a B3 como uma proxy do ETF brasileiro, além de ser uma ação de alta liquidez e uma empresa de alta qualidade”, afirmou a instituição em relatório.

A Casa acredita que a “subpenetração” da bolsa brasileira é uma oportunidade de crescimento para o Brasil. 

“Sobre concorrência, acreditamos que o resultado será um mercado mais eficiente, com mais visibilidade internacional, resultando eventualmente em ADTVs [volume médio de negociação diária] estruturais mais elevados no Brasil”, consta o documento.

B3 divulga prévia da carteira Ibovespa que vigora a partir de maio

A carteira do principal indicador do mercado de ações brasileiro, o Ibovespa B3, foi divulgada e terá 88 papéis de 85 companhias do País. O portfólio passa a vigorar a partir de maio, até agosto deste ano, e considera ações ordinárias e preferenciais, por vezes da mesma empresa. 

Baseado no último fechamento do mês de março, na quinta-feira (28), a carteira do Ibovespa B3 contará com a entrada da Auren (AURE3) e da Vivara (VIVA3), sem saídas.

Confira a lista com as ações de maior peso:

O movimento não configura uma novidade no mercado, pois a cada quatro meses, em janeiro, maio e setembro, a composição das carteiras do Ibovespa B3, e demais índices, sofre revisão.