Mercado

B3 (B3SA3): CEO diz que bolsa pode ganhar mais horas de negociação

Bolsa brasileira pretende testar novos horários e no futuro pode ganhar mais horas de negociação

O presidente da B3 (B3SA3), Gilson Finkelsztain, disse que a bolsa brasileira pretende testar novos horários e que no futuro pode ganhar mais horas de negociação.

“Temos um grupo de clientes, principalmente de varejo, que gostaria de negociar contratos a noite, a partir das 19h. Que negociam cripto e outros ativos entre 19h e 22h”, explicou o executivo em entrevista para o podcast Market Makers.

“Mas precisamos testar essas coisas e avaliar. Fato é que percebemos que quando fecham os nossos mercados, as plataformas de cripto e de esportes crescem o volume de negociação. Então há uma migração de fluxo de varejo para outros mercados”, observou.

Finkelsztain ainda informou que em 2024, a B3 avalia abrir algumas negociações mais cedo, o chamado pré-mercado. “Será que se abrirmos às 8h, funcionaria, porque tem Europa aberta? São essas perguntas que a gente tem que testar, avaliar. Faz um teste de 1 ano, 6 meses, e se for ruim a gente volta”, discorre.

O CEO diz que é possível que em algum momento o mercado opere 24 horas por dia, como ocorre com as criptomoedas, mas não agora.

“De noite não sei se faz sentido deixar o mercado aberto 24 horas porque aí talvez você não tenha muita liquidez. Há outro efeito que é a má formação dos preços. Mas você pode ter um token de uma ação, negociado no fim de semana. Esse outro teste virá em algum momento. Mas não acho que será um mercado líquido”, completa.

Ibovespa ganha novo horário de funcionamento; entenda

Desde o dia 6 de novembro, o Ibovespa e a negociação na bolsa de valores acontecem em um novo horário. Isso porque o funcionamento irá se adequar ao horário de verão nos EUA.

Sendo assim, o mercado de ações à vista passou a funcionar entre 10h até 17h55. Já os futuros do índice funcionarão entre 9h e 18h25.