O investidor brasileiro interessado em aproveitar as oportunidades no mercado internacional ganhou nesta segunda-feira (20) duas novas opções para adicionar ao portfólio. A provedora global de índices Qontigo e a B3 anunciaram a listagem na Bolsa brasileira de dois contratos futuros referenciados nos principais índices europeus.
O Euro Stoxx 50 Index e o Dax Index serão os ativos-objetos dos derivativos de índice de ações e, de acordo com a B3, esta será a primeira vez que estes índices estarão disponíveis para os investidores brasileiros.
O Euro Stoxx 50 Index é o principal índice europeu de ações conhecidas como blue-chip no mercado, de empresas de grande porte. O índice engloba 50 ações de oito países da Zona do Euro: Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Países Baixos e Espanha. No acumulado do ano até 17 de dezembro, o índice acumula alta de 17,1%.
Já o Dax Index acompanha o desempenho das 40 maiores empresas listadas no mercado regulado da Frankfurt Stock Exchange, na Alemanha, que cumprem certos requisitos mínimos de qualidade e rentabilidade. A seleção é baseada na capitalização de mercado ajustada ao free float (ações em negociação no mercado). O índice tem valorização de 13,21% no ano.
Os índices serão negociados em euros, mas compensados em reais. Segundo a Bolsa, isso permitirá que investidores registrados no Brasil acessem dois dos principais índices futuros europeus através do seu mercado local e sem riscos cambiais.
“A listagem dos índices futuros EURO STOXX 50 e DAX é uma iniciativa importante da B3 para expandir a oferta de instrumentos financeiros aos investidores brasileiros. Agora estes investidores terão ainda mais possibilidades de diversificar os seus portfólios a partir dos principais índices europeus”, disse Claudio Jacob, diretor de desenvolvimento de mercados e de clientes da B3, em nota.
O executivo destacou que o lançamento se dá em um momento no qual a Bolsa de Valores do Brasil registra um aumento significativo no número de investidores individuais, com uma marca próxima de 4 milhões de contas.
“Os futuros EURO STOXX 50 e futuros DAX permitirão aos investidores brasileiros opinarem sobre o desenvolvimento da Europa e da Alemanha – a maior economia da Zona do Euro”, afirmou Sean Smith, diretor administrativo de derivativos da Qontigo.