Sem impacto no mercado local

B3: ‘serviços e plataformas não foram afetados por apagão global’

“Reforçamos que nossos sistemas continuam operando e aptos para pleno funcionamento do mercado”, destacou

B3/Reprocução
B3/Reprocução

A Bolsa de Valores brasileira, a B3 (B3SA3), comunicou, a pouco, ao mercado que seus sistemas e plataformas operacionais permaneceram intactos durante o apagão global que prejudicou vários setores, como instituições financeiras e companhias aéreas.

“Reforçamos que nossos sistemas continuam operando e aptos para pleno funcionamento do mercado”, destacou.

Um apagão cibernético nos sistemas tecnológicos está gerando problemas técnicos que impactaram atividades de comunicação, operações financeiras e transporte globalmente. Os efeitos começaram a se manifestar durante a madrugada desta sexta-feira (19).

O incidente parece estar vinculado à CrowdStrike, uma empresa especializada em segurança digital. Até o momento, não há evidências de que a interrupção seja resultado de um ataque hacker.

A empresa informou aos clientes que seu software de monitoramento de ameaças estava provocando falhas no sistema operacional Windows da Microsoft.

Microsoft identifica falha cibernética; impacto residual segue

Microsoft anunciou, na manhã desta sexta-feira (19), que a origem da falha cibernética global foi identificada e solucionada. 

O apagão, que se iniciou na madrugada desta sexta-feira (19), afetou não apenas os mercados globais, como atrasou voos e também impactou serviços bancários. Até o memento, tais serviços ainda não foram normalizados.

No entanto, alguns aplicativos e serviços do Office 365 ainda estão enfrentando efeitos residuais dos problemas de segurança.

O incidente parece estar vinculado à CrowdStrike, uma empresa especializada em segurança digital. Até o momento, não há evidências de que a interrupção seja resultado de um ataque hacker.

A empresa informou aos clientes que seu software de monitoramento de ameaças estava provocando falhas no sistema operacional Windows da Microsoft.

O que causou o apagão?

Em entrevista à NBC, a empresa revelou ter enfrentado uma falha significativa após uma atualização de sistema, resultando em uma onda de “Tela Azul da Morte” que afetou milhares de dispositivos Windows globalmente.

Esse incidente causou perturbações em uma variedade de setores, incluindo bancos, companhias aéreas, emissoras de TV e supermercados, além de tornar servidores inoperantes e impedir a inicialização correta dos computadores.

O apagão foi detectado em diversas regiões, incluindo os EUA e países na Europa, Ásia, África e Oceania. Até o momento, não há informações indicando que o Brasil tenha sido diretamente impactado pelo incidente.

Em comunicado, a CrowdStrike confirmou que está ciente dos problemas com o sistema operacional Windows, relacionados ao seu sensor “Falcon”.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile