Julio Cezar Buzzato, sócio da Rendt, contou a BP Money, durante sua participação no Bahia Farm Show, que as vendas estão sofrendo pelo valor das commodities, no entanto, ainda assim espera que o movimento melhore nos últimos dias de feira, nesta sexta-feira (8) e sábado (9), com um grande volume de negócios.
Nesse sentido, Buzzato afirmou durante o Bahia Farm Show, que o algodão, milho e soja, por exemplo, sofreram muito. “Hoje o milho está a metade do preço que estava há dois meses atrás. Então isso fez com que o produtor se retraísse e ficasse preocupado”, explicou.
Embora as movimentações estejam menores, Buzzato citou que de qualquer forma, os produtores precisam compra máquinas por necessidade. “Isso é um rearranjo das coisas, se a feira não tiver bons números aqui, os negócios ficam protelados para o segundo semestre”, comentou Julio.
Além disso, o sócio da Rendt, afirmou que não sabe dizer se a meta será batida, porque vemos uma procura enorme mas temos essa protelação. “Só vamos saber amanhã no final do dia, a feira em si tem uma importância muito grande, onde os produtores conversam, trocam tecnologia, está chegando muita tecnologia nova”, disse.
Por outro lado, Julio destacou que a taxa de juros alta atrapalha a venda, entretanto, explicou que os produtores têm outras alternativas, como comprar os equipamentos em dólar e juros em dólar, que estão em 7,8%.
“A soja e o algodão, por exemplo, ficam muito mais atrativos, então acredito que vai haver uma migração para esse isso de crédito”, destacou Buzzato.
“Recursos não vão faltar, o que está faltando mesmo é o ânimo do produtor dessa queda abrupta que houve no preço das commodities que causou um sentimento de perda, de que poderia ter vendido por um preço maior, e não vendeu”, explicou.
“Nós estávamos vivendo um sonho de preço, por seis anos, e essa queda deve se ajustar e a região deve continuar crescendo e se desenvolvendo”, finalizou Júlio à entrevista.
Bahia Farm Show
Neste ano, a 17a edição do Bahia Farm Show, maior feira agrícola do Norte e Nordeste, que deu início na última terça-feira (6), se estende até sábado (10). Conta com 420 expositores, os organizadores do evento esperam receber 100 mil visitantes ao longo dos cinco dias.