Mercado

Banco do Brasil ganha prêmio do 'Financial Times' como melhor banco do País em 2023

Em uma ação estratégica, o banco obteve reconhecimento pela integração bem-sucedida dos sistemas de gestão do relacionamento com o cliente

O Banco do Brasil (BBAS3) foi premiado como o melhor banco do Brasil em 2023 no “Bank of the Year”, uma premiação promovida pelo jornal inglês Financial Times. Reconhecido como o “Oscar” do setor, o prêmio foi concedido ao banco com base em três casos exemplares, destacando sua excelência em estratégia, utilização de tecnologia e oferta de produtos e serviços inovadores.

Em uma ação estratégica, o Banco do Brasil obteve reconhecimento pela integração bem-sucedida dos sistemas de gestão do relacionamento com o cliente (CRM, na sigla em inglês) e do canal de atendimento ao cliente. Nessa iniciativa, o banco adotou uma solução de contact center como serviço (CCaaS, na sigla em inglês), ambas baseadas em nuvem e integráveis. De acordo com o banco, essa integração visa unificar atendimento, relacionamento e marketing, proporcionando uma visão holística do cliente.

Na categoria de tecnologia, o Banco do Brasil foi premiado pelo Painel PJ, um produto destinado a clientes empresariais que utiliza o conceito de Open Finance para integrar dados de pagamentos e recebimentos de micro e pequenas empresas. Essa plataforma possibilita a conciliação das vendas de maquininhas de diversas credenciadoras. Segundo informações do BB, o Painel PJ já contribui para a gestão de aproximadamente R$ 125 bilhões em faturamento anual de cerca de 49 mil empresas.

Na categoria de produtos e serviços, o Banco do Brasil foi premiado pelo Minhas Missões, um modelo de relacionamento direcionado a jovens entre 18 e 25 anos, que incorpora elementos de gamificação para fidelizar os clientes. Nesse programa, cada cliente recebe “missões” personalizadas com base em seu perfil, como gastos no cartão de crédito ou investimentos. Ao concluir cada etapa, os clientes recebem recompensas, como ingressos de cinema ou vouchers em aplicativos.

Conforme divulgado pelo banco, no período entre agosto e novembro, mais de 54 mil clientes participaram do Minhas Missões. Desse total, 53,2% conseguiram concluir algum dos três níveis do jogo, enquanto 24,7% resgataram recompensas. Durante esse intervalo, o volume de gastos no cartão de crédito desses clientes atingiu R$ 57,2 milhões, e o montante de investimentos alcançou R$ 51,4 milhões, representando um aumento de 34% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Reconhecimento

“Esta prêmio demonstra o reconhecimento do mercado em nossa capacidade de construir soluções que aprimoram ainda mais o relacionamento com nosso cliente e isso é um importante impulsionador para continuar entregando resultados sustentáveis”, diz em nota o vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do BB, Geovanne Tobias.

Ele ressalta que a confiança do mercado resultou em um aumento de mais de 70% nas ações do banco ao longo deste ano. “Hoje, 86% dos analistas que fazem a cobertura do BB recomendam “compra” das nossas ações a um preço-alvo médio de R$ 64,92, o que significa um potencial de elevação de 19,6%”, diz.

A vice-presidente de Negócios de Varejo, Carla Nesi, destaca que o reconhecimento concedido pelo Financial Times demonstra que o banco está na liderança do mercado.”Todos os casos que fundamentaram essa conquista estão diretamente ligados ao nosso propósito de ser próximos e relevantes na vida das pessoas em todos os momentos, e buscam melhorar a experiência de nossos clientes seja por uma jornada mais fluida e contínua, apoio à gestão ou estímulo ao engajamento com nossa marca”, diz.

De acordo com a vice-presidente de Negócios Digitais e Tecnologia, Marisa Reghini, o prêmio não apenas reflete o aspecto tecnológico, mas também evidencia a importância dos colaboradores do banco. “Por isso, entendo que esse prêmio é resultado de contarmos com uma das tecnologias mais avançadas do mundo e com os melhores funcionários do mercado.”