Resultados 2TRI24

Banco Mercantil tem alta anual de 80,4% no lucro, a R$ 180,8 mi

No primeiro semestre, o lucro foi de R$ 345,8 milhões, nível recorde e com expansão de 105,4% ante igual período de 2023

Banco Mercantil
Foto: Divulgação

O Banco Mercantil teve lucro de R$ 180,8 milhões no segundo trimestre de 2024, uma alta trimestral de 9,6% e anual de 80,4%. No primeiro semestre, o lucro foi de R$ 345,8 milhões, nível recorde e com expansão de 105,4% ante igual período de 2023.

O ROAE (retorno sobre patrimônio médio) nos últimos 12 meses atingiu 37,6%, enquanto a carteira de crédito do Mercantil chegou a R$ 15,5 bilhões, com crescimento de 4% no trimestre e de 22% em 12 meses. Deste total, quase 75% estão em consignado e antecipação do FGTS.

As receitas de prestação de serviços somaram R$ 334,3 milhões no semestre, com crescimento de 22,4%. Já as despesas de pessoal atingiram R$ 303,7 milhões, com expansão de 6,8%. E as despesas administrativas cresceram 16,6%, a R$ 515,2 milhões. A base de clientes teve alta anual de 22%, a 8,5 milhões.

“Estamos muito animados com nosso ‘case’, temos diversas vantagens competitivas, nosso ecossistema para pessoas com mais de 50 anos tem crescido, em termos de produtos canais, engajamento. Estamos com uma operação muito azeitada”, comenta o CEO do banco, Gustavo Araújo.

Na contramão dos bancões, Banco Mercantil aposta na abertura de agências

O Banco Mercantil do Brasil inaugurou 10 agências ao longo do mês de junho e julho, levando a rede para um total de 308 pontos de atendimento.

A primeiras agências foram abertas em Aracaju (SE), Teresina (PI), São Luís (MA), Natal (RN), Recife (PE) e Fortaleza (CE). Também foi aberta uma agência na região Norte, em Belém (PA).

Na segunda quinzena de julho, o banco inaugurou agências em: Maceió (AL), Salvador (BA), Campina Grande (PB) e, no sudeste, em Vitória (ES).

Elas têm o formato “hub” de conexão, oferecendo aos clientes a possibilidade de conhecer e experimentar os serviços, produtos e funcionalidades do banco.

O movimento foi na contramão dos grandes bancos, que têm reduzido a presença física. O Merantil do Brasil, que tem 8,2 milhões de clientes e focado no público com mais de 50 anos, diz que, apesar da crescente digitalização, parte ainda valoriza o atendimento humano.

“Estarmos com nossa presença física em outras partes do território nacional é muito importante em nossa missão de tornar o Banco Mercantil o maior e melhor ecossistema financeiro para o público 50+. Foi isso o que nos levou a escolher algumas capitais no Norte e no Nordeste do país, regiões nas quais acreditamos que têm aderência ao modelo de negócios do banco”, diz o vice-presidente de clientes, crescimento e marketing do banco, Bruno Simão.


Acesse a versão completa
Sair da versão mobile