O Banco Mercantil do Brasil vai inaugurar seis agências no Nordeste ainda nesta semana e mais quatro em julho, levando a rede para um total de 308 pontos de atendimento.
A primeiras agências serão abertas em Aracaju (SE), Teresina (PI), São Luís (MA), Natal (RN), Recife (PE) e Fortaleza (CE). Também será aberta uma agência na região Norte, em Belém (PA).
Na segunda quinzena de julho, estão previstas: Maceió (AL), Salvador (BA), Campina Grande (PB) e, no sudeste, em Vitória (ES).
Elas terão o formato “hub” de conexão, oferecendo aos clientes a possibilidade de conhecer e experimentar os serviços, produtos e funcionalidades do banco.
Abertura de agências do Mercantil do Brasil vai na contramão de ‘bancões’
O movimento vai na contramão dos grandes bancos, que têm reduzido a presença física. O Merantil do Brasil, que tem 8,2 milhões de clientes e focado no público com mais de 50 anos, diz que, apesar da crescente digitalização, parte ainda valoriza o atendimento humano.
Segundo o Mercantil, nas novas unidades os clientes terão contato com a tecnologia desenvolvida pelo banco.
“Estarmos com nossa presença física em outras partes do território nacional é muito importante em nossa missão de tornar o Banco Mercantil o maior e melhor ecossistema financeiro para o público 50+. Foi isso o que nos levou a escolher algumas capitais no Norte e no Nordeste do país, regiões nas quais acreditamos que têm aderência ao modelo de negócios do banco”, diz o vice-presidente de clientes, crescimento e marketing do banco, Bruno Simão.
Segundo ele, ter um ponto físico é um elemento de segurança, que também é valorizado pelo público de mais idade e renda mais baixa.
“A pirâmide de renda do Brasil tem a base mais larga, com uma população de baixa renda bastante significativa, que muitas vezes ainda precisa do físico para complementar seu atendimento. Nas agências tem WiFi, então eles podem se conectar e se digitalizar durante o atendimento presencial”, afirmou Simão.
Simão reconhece que o atendimento físico implica gastos maiores, mas diz que as novas agências têm um modelo de loja, sem porta giratória e cofre, que encarecem muito a operação.
No primeiro trimestre, o Mercantil teve uma originação de crédito de R$ 3,3 bilhões, sendo que R$ 1,1 bilhão foram em canais digitais (sendo 56% no WhatsApp e 44% no app do banco).
Quase 60% dos clientes já aderem ao aplicativo quando abrem a conta. Na linha de antecipação do saque-aniversário do FGTS, o banco usa correspondetes (os famosos pastinhas) e Simão diz que a abertura de agências não tem intenção de substituir esse canal. “São complementares.”