De acordo com um relatório divulgado nesta terça-feira (1) pelo BB Investimentos, o Ibovespa, índice de referência da bolsa de valores brasileira, pode atingir a marca de 157 mil pontos até o final de 2025.
“De forma mais conservadora que a média do mercado, admitimos em nosso cenário-base uma ligeira elevação no custo médio de capital das empresas, de forma a refletir o cenário mais recente de correção dos vértices longos da curva de juros doméstica”, entendem os analistas do BB Investimentos.
Embora a bolsa tenha potencial para se beneficiar de um cenário favorável, as teses mais cíclicas devem ser priorizadas em segundo plano, conforme apontado pelo banco.
Os analistas recomendam, neste contexto, uma exposição a empresas que apresentam robusta geração de caixa e níveis de endividamento baixos. “A temática qualidade, como defendida ao longo de todo o ano, continua sendo nossa principal tese de investimentos”, conclui.
CSN Mineração (CMIN3) é rebaixada para venda pelo BB Investimentos
O BB Investimentos revisou sua recomendação para as ações da CSN (CSNA3) Mineração (CMIN3), passando de neutra para venda, com um preço-alvo estipulado em R$ 5,90. Essa decisão foi tomada após a análise dos resultados do primeiro semestre e a atualização das premissas do setor.
Entre os fatores que justificam essa mudança, além da ausência de potencial de valorização no preço-alvo das ações, estão “as incertezas com relação ao cenário para minério de ferro no curto prazo e a expectativa de manutenção de fretes marítimos em níveis elevados no restante do ano”, conforme indicado pelo BB Investimentos.
O banco também menciona “a falta de visibilidade sobre a entrada em operação dos projetos de expansão e a potencial redução de liquidez do papel pelo novo programa de recompra” como razões para o rebaixamento da recomendação.
Segundo a analista Mary Silva, o desempenho operacional da empresa teve grandes oscilações nos últimos trimestres, o que aumentou a volatilidade das ações da companhia.
Além disso, embora a China tenha anunciado estímulos econômicos, o enfraquecimento do setor imobiliário do país continua a ser um fator preocupante para o preço do minério de ferro.
A rentabilidade pode ser impactada pelos altos custos de frete marítimo e pelos atrasos nos projetos de expansão, resultantes de mudanças nos prazos previamente estabelecidos.