Os analistas do BB Investimentos esperam que o Ibovespa alcance os 137 mil pontos em 2022, superando a pontuação máxima histórica de cerca de 130 mil pontos alcançada em junho deste ano. O valor representa uma alta de 29,85% ante a cotação do último fechamento, nesta terça-feira (21). O ano que vem será eleitoral fazendo que, boa parte das casas de análise, esperem por um pior cenário para o mercado e até uma possível retração.
Segundo a corretora, após a forte queda neste ano, há espaço para o índice avançar em 2022, refletindo um cenário micro ainda favorável, com empresas entregando bons resultados, apesar da desaceleração do crescimento econômico.
“Como são muitas as incertezas acerca do crescimento para o ano que inicia, que ainda sofrerá com pressão inflacionária e juros no patamar de dois dígitos, essa pontuação tende a ser revista à medida que forem sendo divulgados os resultados das empresas, bem como pelo refinamento da nossa visão sobre as taxas de desconto”, argumenta.
A liquidez global, ainda elevada, pode se reduzir, e o efeito da alta dos juros no mercado norte-americano resultará em uma migração de recursos para fora, movimento que ocasionará uma pressão adicional em nossa Bolsa e em outras economias emergentes.