Incidente

BC informa vazamento de dados de chaves Pix na 99Pay

Os dados cadastrais vazados são vinculados a 39.088 chaves Pix e contêm nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta

99Pay
99Pay / Divulgação

O Banco Central (BC) divulgou, nesta quarta-feira (10), a ocorrência de um incidente de segurança envolvendo dados pessoais relacionados a chaves Pix, os quais estavam sob responsabilidade da 99Pay Instituição de Pagamento. O incidente foi atribuído a falhas específicas nos sistemas dessa instituição.

Conforme comunicado pelo BC, não houve exposição de dados sensíveis, como senhas, informações de transações financeiras, saldos em contas ou qualquer outra informação protegida por sigilo bancário.

“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, diz o BC.

Dados cadastrais vinculados a 39.088 chaves Pix foram expostos, incluindo informações como nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta. O vazamento ocorreu no período de 26 de junho a 2 de julho.

Vazamento dos dados

Ainda conforme o BC, “as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento”.

“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, acrescenta.

O BC também comunicou que estão em curso as medidas necessárias para investigar detalhadamente o incidente envolvendo dados das chaves Pix e que serão aplicadas sanções conforme as regulamentações vigentes.

“Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”, diz a autoridade monetária, no comunicado.

BC lança regras para Pix por aproximação e cria governança definitiva

O Banco Central (BC) divulgou um pacote de medidas para impulsionar o ecossistema de Open Finance no Brasil.

A principal novidade é o lançamento do Pix por aproximação, programado para fevereiro de 2025. Além disso, foi oficializada a estrutura de governança do Open Finance Brasil e ampliado o número de instituições obrigadas a participar do ecossistema.

As medidas foram divulgadas ao mercado, durante uma coletiva de imprensa do BC nesta quinta (4).

A modalidade do Pix por aproximação, que já vinha sendo discutida como uma forma de aumentar o acesso e a utilização do Pix, será viabilizada pela infraestrutura tecnológica do Open Finance, conforme declarou Janaina Attie, Chefe de Divisão do Departamento de Regulação do BC, durante o evento.

Na prática, a experiência do consumidor será simplificada, com menos etapas do que o método atual, que requer que o cliente seja redirecionado para o aplicativo do banco para realizar o pagamento.

A jornada sem redirecionamento permitirá que o consumidor escolha sua instituição financeira, registre sua conta na sua carteira digital preferida e a mantenha armazenada para realizar pagamentos presenciais com Pix no formato offline, semelhante à tecnologia de aproximação já utilizada em cartões.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile