Em razão da operação-padrão dos servidores do Banco Central (BC) enfrentará, pelo quarto mês consecutivo, atrasos na divulgação das notas econômico-financeiras mensais. Os dados relativos a dezembro e ao encerramento de 2023, originalmente previstos para serem publicados nesta e na próxima semana, agora serão divulgados somente na segunda semana de fevereiro.
A divulgação da nota contendo as estatísticas do setor externo está programada para o dia 5 de fevereiro. Quanto à nota com os dados de crédito do mês passado, essa foi adiada para o próximo dia 6. Por fim, a nota abordando as estatísticas fiscais do setor público consolidado foi postergada para o dia 7 de fevereiro.
As divulgações seguirão o horário padrão, com a publicação dos dados marcada para as 8h30 e a realização da entrevista coletiva às 10h30.
Focus em atraso
Pela primeira vez desde o início da mobilização dos servidores, a divulgação do Relatório de Mercado Focus também sofrerá atraso na próxima semana.
O documento, que tradicionalmente é divulgado nas manhãs de segunda-feira, será publicado somente na terça-feira, no horário habitual de 8h30.
Novos diretores do BC tomam posse
Os economistas Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira tomaram posse como diretores do Banco Central na terça-feira (2). Em nota, o BC comunicou uma mudança na designação da diretoria colegiada do órgão. Embora Teixeira tenha sido indicado originalmente para assumir a Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, o novo integrante do órgão ocupará a diretoria de Administração.
Atualmente o cargo é de Carolina Barros, que, a partir do dia 2, ficará com a Diretoria de Relacionamento. Segundo o Banco Central, a alteração foi promovida “em total consonância e com a concordância unânime” de toda a diretoria.
“O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comunica ao mesmo tempo uma alteração na designação da Diretoria Colegiada. A partir de 2 de janeiro de 2024, a diretora de Administração, Carolina Barros, passará a ocupar a Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta em substituição ao atual diretor Maurício Moura, cujo mandato encerra-se em 31 de dezembro de 2023”, apontou o BC.
Já Picchetti substituirá Fernanda Guardado na Diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, conforme inicialmente previsto.
“A Direção do BC externa o agradecimento ao trabalho desenvolvido por Fernanda Guardado e Maurício Moura ao longo de seus respectivos mandatos como diretores do BC. Em todo momento, atuaram com dedicação integral e sempre buscando o máximo de excelência tanto pessoal como de suas equipes”, afirmou a instituição.