O BC (Banco Central) publicou na edição desta sexta-feira (5) do Diário Oficial da União, a autorização de mudança na estrutura organizacional da XP Investimentos (XPBR31).
De acordo com a decisão com a incorporação das ações, a XP Investimentos passará a ser subsidiária integral do Banco XP, do mesmo grupo, conforme deliberado em assembleia geral extraordinária (AGE) de 1º de novembro do ano passado.
O Banco Central também aprovou a alteração do capital do Banco XP, de R$ 1,610 bilhão para R$ 9,752 bilhões.
XP pode atingir 15% do mercado de investimentos no Brasil até 2026
Em encontro com investidores no início de dezembro, O CEO da XP, Thiago Maffra, declarou que a instituição financeira tem a perspectiva de alcançar uma participação de mercado entre 14% e 15% no setor de investimentos no Brasil até 2026.
“Queremos dominar o mercado de investimentos no Brasil. Isso significa que precisamos duplicar nossa fatia de mercado”, disse Maffra. Ao longo dos doze meses encerrados em setembro do ano corrente, a participação de mercado da instituição financeira estava situada em 11%.
“Estamos no meio de uma tempestade e precisaremos de mais tempo até que investidores passem de depósito a prazo para portfólios mais diversificados, mas acreditamos que o pior ficou para trás”, disse o executivo.
De acordo com Maffra, nos últimos 12 meses, provavelmente a XP ganhou de 40 a 50 pontos base de market share. “Dois anos atrás, costumávamos ganhar mais de 100 pontos base por ano”, lembra.
Foco da XP
Maffra enfatizou que o foco principal do core business da XP, que é a área de investimentos, é a expansão no segmento de alta renda, que apresenta um potencial para conquistar 30 milhões de novos clientes.“Vamos continuar ganhando fatia de mercado por meio de assessoria de alta qualidade”, disse.
O executivo destaca que a qualidade na prestação de serviços financeiros representa a terceira onda de evolução da XP, após as fases de diversificação de produtos e expansão da distribuição, que inclui 17 mil consultores financeiros em diversos canais. “Hoje nossos concorrentes estão tentando copiar o que nós fizemos, mas já passamos para além disso. Passamos por uma terceira onda de evolução, de qualidade, que é chave para se diferenciar de grandes brancos e outras plataformas”.
No pilar de venda cruzada de outros produtos no varejo, Maffra destacou o objetivo de ganhar share pela via de criação de “engajamento de alta qualidade”. “Estamos desenvolvendo mais produtos para ajudar o cliente em suas vidas financeiras tornado a XP sua instituição primária de relacionamento”, disse Maffra.