Black Friday no turismo? Amarante tem alta de 23% no faturamento

Amarante faturou mais de R$ 82 milhões durante a Black Friday

 A Amarante, administradora dos resorts Salinas Maragogi, Salinas Maceió e Japaratinga Lounge Resort, faturou mais de R$ 82 milhões durante a Black Friday, alta de 23% em comparação com o mesmo período do ano passado.

A campanha contemplou o período de abril até dezembro de 2023. Ao todo, a Amarante vendeu mais de 61 mil diárias, sendo mais de 13 mil reservas. Todas as vendas foram feitas diretamente pelo site de cada resort.

A Black Friday da Amarante está em sua oitava edição. Os resorts Salinas Maragogi e Salinas Maceió participam da Black Friday desde 2015. Já o Japaratinga Lounge Resort protagoniza sua quarta campanha.

Black Friday do varejo digital é a pior da história

O varejo digital registrou a pior Black Friday da sua história neste ano, após um recuo de pedidos e no valor gasto por compra. A queda foi de 28% nas vendas na sexta-feira (25) em relação a 2021, para R$ 3,1 bilhões, em cima de uma base fraca de comparação, já que o ano passado havia registrado o menor crescimento na data, até então.

Com o resultado ruim na Black Friday, as atenções se voltam para os próximos 20 dias, para tentar retomar crescimento e buscar melhores margens nas ações de Natal. O recuo na sexta-feira, data principal do evento, equivale a R$ 1,2 bilhão a menos em vendas do que o ano anterior.

Os números foram levantados pelo monitoramento fechado no sábado (26) pela Confi Neotrust, empresa de dados com foco no digital, em parceria com a ClearSale, voltada para prevenção a riscos. Há o efeito da recente deterioração do poder de compra, mas também do baixo nível de confiança na economia em 2023.

É a primeira vez, em 12 anos de evento, em que há uma retração nas vendas, o que causou surpresa em associações e consultores. Todas as regiões do país tiveram queda. Consultores e entidades estimavam alta nominal de 3% a 9%.

“Não esperávamos isso, as pessoas não consumiram, ainda vivemos um período econômico difícil. E havia uma ansiedade grande nas empresas, todo mundo querendo recuperar um pouco os números do ano”, diz Matheus Manssur, superintendente comercial de comércio eletrônico na CleasSale, segundo o “Valor”.

Houve ainda impacto do encarecimento dos produtos após aumentos seguidos de preços de bens duráveis, e da escalada da taxa Selic, reduzindo a capacidade de compra.

Desde a última Black Friday, a Selic quase dobrou e as taxas de juros no carnê do comércio variam atualmente de 8% a 15% ao mês, de acordo com a publicação.