Em ritmo de contagem regressiva, a poucos pregões do fim do ano, as bolsas europeias concluíram a sessão desta quarta-feira (22) no azul, atingindo um campo positivo pelo segundo dia consecutivo. Os números foram impulsionados pelos ganhos atingidos nas bolsas de Nova York e do petróleo.
Após passar boa parte do dia alternando leves altas e baixas, o resultado da sessão é reflexo da persistência dos investidores na atração pelo risco ao mesmo tempo que ainda se encontram avaliando o nível de ameaça que a nova variante do coronavírus ômicron pode causar no mercado.
Ao final da sessão regular, o índice Stoxx Europe 600, que avalia o desempenho das ações de empresas por todo o continente, fechou em alta de 0,92%, aos 478.36 pontos. Nas bolsas, Londres registrou uma queda após a divulgação do PIB, porém ao longo do dia subiu e concluiu com um avanço de 0,61%.
Paris obteve destaque ao registrar uma das principais altas do dia com alta de 1,24% e Frankfurt teve alta de 0,95%. As ações de petrolíferas foram destaque positivo, ao passo que as mineradoras tiveram desempenho misto.