Bolsas europeias fecham em queda com pressão na Ucrânia

Segundo dados preliminares, o índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0.25%, a 453.97 pontos

Seguindo o ritmo de queda apresentado na última semana, as bolsas europeias engataram mais uma baixa nesta quarta-feira (23), enquanto o mercado reage a intensificação dos conflitos gerados pela guerra iminente na Ucrânia.

Na semana anterior, os principais índices acionários do continente tinham sido impactados pela retirada de tropas russas da fronteira ucraniana. 

A troca de farpas entre autoridades cresce a cada dia em meio a acusações públicas em relação ao status das tropas — de um lado, alegações russas de que as negociações estariam surtindo efeitos e, de outro, os Estados Unidos acusando a Rússia de manter e aumentar o número de soldados na fronteira.

A ideia de que a Rússia retirou suas tropas do entorno da Ucrânia foi rejeitada pelo secretário de Defesa norte-americano, Lloyd Austin, que sinalizou um recrudescimento das tensões, informou a Reuters na quinta-feira (17).

“Eu mesmo fui um soldado não muito tempo atrás. Eu sei que você não faz esse tipo de coisa sem motivo”, disse.

No mesmo dia, o presidente da maior economia do mundo, Joe Biden, afirmou que a ameaça de uma invasão russa na Ucrânia é “muito alta”.

Na sexta-feira (18), forças do governo ucraniano e rebeldes pró-Rússia relataram aumento de bombardeios no leste da Ucrânia pelo segundo dia consecutivo.

Na segunda (21), o Kremlin afirmou que não existem planos concretos para uma cúpula sobre a Ucrânia entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o democrata Joe Biden, após o chefe de estado francês ter afirmado que os dois líderes concordaram com uma reunião em princípio.

Ainda no início desta semana, Putin reconheceu duas regiões separatistas no leste da Ucrânia e ordenou o envio de tropas para lá, ocasionando represálias da comunidade internacional.

No radar de mercado, os lucros foram alcançados após empresas como  Barclays, Wolters Kluwer, Stellantis, Rio Tinto, Uniper, Danone, Henkel e Aston Martin Lagonda divulgarem dados sobre os resultados do quarto trimestre do ano passado.

Acima das expectativas, o Barclays (B1CS34) quadruplicou seu lucro líquido do ano inteiro em 2021. Como resultado, as ações do credor britânico subiram 2,7% na abertura do pregão.

Já a mineradora anglo-australiana Rio Tinto  (RIOT34) anunciou lucro líquido recorde em 2021, de US$ 21,09 bilhões.

Segundo dados preliminares, o índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0.25%, a 453.97 pontos.

Em Londres, o índice Financial Times obteve leve alta de 0.02%, a 7,494.73 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX desvalorizou-se 0.50%, a 14,624.10 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 recuou 0.12%, a 6,779.18 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib caiu 0.30%, a 25,971.66 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 perdeu 0.65%, a 8,438.00 pontos.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile