BBDC3 e BBDC4: qual a diferença entre os papéis do Bradesco?

Tanto BBDC3 quanto BBDC4 podem ser interessantes para diferentes perfis de investidores, segundo especialistas

As ações do Bradesco (BBDC3;BBDC4) acumulam uma queda de mais de 17% na bolsa de valores de São Paulo (B3), desde o reporte de seus resultados do terceiro trimestre de 2022, que vieram abaixo das expectativas do mercado. As ações, tanto preferenciais quanto ordinárias, foram rebaixadas por diversas instituições financeiras, após o balanço do 3T22 do banco. Mesmo assim, os dois tipos de papéis podem ser interessantes para diferentes perfis de investidores, segundo especialistas. 

A BBDC3 é uma ação ordinária (ON), em que o acionista tem direito de voto e a BBDC4 é uma ação preferencial (PN), a qual o acionista não possui direito ao voto, porém tem preferência no recebimento de dividendos. 

Para Vitorio Galindo, analista de investimentos CNPI e head de análise fundamentalista da Quantzed, para um investimento de curto prazo (ou algo ligado ao day trade), vale mais a pena o papel BBDC4. 

“O prêmio da BBDC4 sobre a BBDC3 caiu bastante no último ano, estava negociando na faixa de 20% de prêmio e caiu agora para 14%. Olhando do ponto de vista do investidor que quer carregar o papel, vale mais a pena comprar BBDC3. O investidor vai ganhar mais dividendos, mais participação no lucro da empresa, se ele comprar BBDC3”, explicou Galindo. 

“O mercado penaliza um pouco BBDC3 e dá um prêmio superior a esses 10% para BBDC4 por conta da liquidez. Para quem quer fazer um trade, vale a pena BBDC4. Quem quer carregar, ter participação nos lucros, vale mais a BBDC3”, complementou o especialista.

O Bradesco, segundo maior banco do País, sofreu, no terceiro trimestre, com o aumento da inadimplência, que é visto pelo mercado como um risco para as ações. 

As ordinárias do Bradesco (BBDC3) acumulam queda de 17,68% nos últimos 30 dias, enquanto as preferenciais caem mais de 20%, no mesmo período, cotadas a aproximadamente R$ 14,97, por volta das 16h30 desta terça-feira (6).

O analista de investimentos CNPI-T e aluno da Eu me banco, Gustavo Franco Freitas, explica que, em relação a liquidez das ações, ou seja, a facilidade de o investidor comprar ou vender a ação, a BBDC4 possui uma das maiores da bolsa de valores, tendo essa vantagem em relação à ação ordinária. 

“Todavia, esta ação já possui liquidez suficiente para grande maioria dos investidores e este não deve ser um ponto de grande relevância para investidores em geral. Quanto ao dividend yield, a BBDC3 é mais vantajosa. Outro indicador que podemos utilizar para comparação é o preço sobre lucro, que avalia o quanto o mercado está disposto a pagar pelos resultados da empresa, onde temos também a BBDC3 em média mais vantajosa considerando diversos cenários de tempo de investimento”, disse Freitas, reiterando que, para o investidor de longo prazo, este papel pode ser mais interessante.

O assessor de investimentos da Valor, Paulo Luives, destacou que diversas casas de análise passaram a recomendar venda ou posição neutra em relação aos papéis do Bradesco. 

“Rolou um downgrade na recomendação do papel. A companhia enfrentou uma queda de rentabilidade, causada por um aumento de inadimplência e despesas com provisão para devedores duvidosos. Tudo isso foi acima das expectativas do consenso de mercado. A sinalização de que os resultados podem continuar piorando nos próximos trimestres levou a decisão deles fazerem esse downgrade nos papéis”, disse Luives. 

Resultados do Bradesco (BBDC3;BBDC4) no 3T22

O lucro líquido recorrente do Bradesco no terceiro trimestre de 2022 foi de R$ 5,2 bilhões, queda de 22,8% na comparação ano a ano. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, a queda foi de 25,8%.

O retorno sobre patrimônio líquido (ROE) do Bradesco no 3T22 teve queda de 18,5% para 13,4% na comparação trimestral. Com o resultado, o Bradesco atingiu o ROE mais baixo desde o segundo trimestre de 2020.

Em nota, o presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, afirmou, após a divulgação do terceiro trimestre, que o resultado está associado ao momento do ciclo de crédito, já que o banco se mantém ao lado dos clientes e isso se reflete nos números.

“Entramos agora em um momento de aumento de provisões, tendência que deve se manter até parte de 2023. A inadimplência cresceu no segmento massificado, para pessoas físicas e micro e pequenas empresas”, afirmou o presidente do Bradesco. 

Esta matéria não configura uma recomendação de investimentos. 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile