Braskem (BRKM5) divulga dados de produção e vendas

Segundo a petroquímica, o volume de vendas de resinas no mercado brasileiro diminuiu 10% ante o segundo trimestre de 2022

A Braskem (BRKM5) comunicou ao mercado, nesta quinta-feira (26) os dados de produção e vendas, em que reportou um menor volume de vendas de resinas, de PE Verde e dos principais químicos no segundo trimestre (2T23) em relação ao mesmo período em 2022.

Segundo informações da Braskem, uma redução de 10% foi registrada no volume de vendas de resinas no mercado brasileiro em relação ao segundo trimestre de 2022. No mesmo período de comparação, as vendas de PE Verde e dos principais químicos apresentaram quedas de 38% e 16%, respectivamente.

De acordo com dados recentes, a taxa média de utilização das centrais petroquímicas no Brasil atingiu 72%. Isso representa uma redução de 2 pontos percentuais em relação aos meses de abril a junho do ano anterior.

A taxa média de utilização de eteno verde, por suave,  foi de 84% no trimestre, declínio de 13 p.p. na comparação anual, mas alta de 75 p.p. contra os primeiros três meses do ano, “devido ao processo de retomada das operações após conclusão do projeto de expansão de 30% da capacidade atual de produção da unidade de eteno verde no complexo do Rio Grande do Sul”, acrescentou a Braskem.

De acordo com o Citi, os dados operacionais do período ficaram em linha com as suas projeções, refletindo em parte o difícil ambiente petroquímico global.

Braskem indenizará Maceió 

A empresa Braskem (BRKM5) chegou a um acordo nesta sexta-feira (21) com o município de Maceió para realizar um pagamento de R$ 1,7 bilhão. Parte desse valor, aproximadamente R$ 700 milhões, já havia sido reservado pela petroquímica em exercícios financeiros anteriores.

Nesse sentido, o acordo da Braskem determina a indenização, compensação e ressarcimento integral de Maceió em relação a todo e qualquer dano patrimonial e extrapatrimonial relacionado ao projeto de extração de sal que causou o colapso do solo em Maceió, obrigando cerca de 50 mil pessoas a deixar suas casas em 2018.

O acordo está sujeito à homologação judicial. A Braskem ainda destacou que a celebração do acordo com o município representa mais um avanço importante em relação ao tema de Alagoas.