Mercado

Braskem (BRKM5) vende mais no 3T23; Brasil é destaque

Segundo a empresa, o aumento foi influenciado pelo efeito sazonal desse período

A Braskem (BRKM5) divulgou ao mercado, na noite desta sexta-feira (27), sua prévia operacional referente ao terceiro trimestre deste ano (3T23). As vendas de resina da companhia no Brasil apresentaram uma alta de 12% em relação ao trimestre anterior.

De acordo com a Braskem, o aumento foi influenciado pelo efeito sazonal desse período, com destaque para os setores de eletrodomésticos, embalagens, bens de consumo, bebidas, produtos de higiene, construção civil e pela implementação das reformas no setor de saneamento.

Comparado com o terceiro trimestre de 2022 (3T22), o volume de vendas de resinas no mercado brasileiro permaneceu estável.

No terceiro trimestre deste ano, as exportações registraram um aumento de 20% em comparação com o segundo trimestre, e alta de 9% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. Isso se deveu à expectativa de elevação dos preços no mercado internacional, o que incentivou a formação de estoques na cadeia de transformação.

No entanto, a Braskem observa que seu desempenho operacional ainda é afetado pela necessidade de ajustar a produção devido à redução na demanda global, a qual permanece historicamente baixa devido à desaceleração da atividade industrial nas principais economias, como os EUA, a Zona do Euro e a China. Essas economias apresentaram um crescimento moderado de 0,6% e quedas de 1,7% e 5,6%, respectivamente.

Braskem (BRKM5): Senado dá aval para criação de CPI 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou em sessão plenária, na terça-feira (24), o pedido para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que visa investigar os prejuízos ambientais ocorridos em Maceió (AL) como resultado do afundamento do solo em várias áreas da capital alagoana, causado pela empresa petroquímica Braskem (BRKM5).

Após a apresentação do pedido, os partidos já estão autorizados a nomear seus representantes, permitindo assim a instalação iminente da CPI. O requerimento foi submetido pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), que busca aumentar o valor das compensações devidas pela empresa petroquímica aos afetados pelo incidente, incluindo o governo do estado de Alagoas. O pedido contou com o respaldo de 45 senadores, excedendo o número mínimo necessário para a criação de uma CPI em 18 assinaturas.

Em suma, a Braskem fazia extração de sal-gema na cidade, nos arredores da Lagoa Mundaú, região onde há falhas geológicas no solo. Desde 2018, bairros nas imediações dessas operações têm enfrentado problemas estruturais em estradas e edifícios. Mais de 14 mil imóveis foram afetados a ponto de serem considerados inabitáveis, resultando na evacuação de aproximadamente 55 mil moradores da região. Embora as atividades de extração tenham sido encerradas em 2019, os danos poderão demandar vários anos para alcançar uma estabilização satisfatória.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile