O conglomerado BTG Pactual/Banco Pan lidera o ranking das instituições financeiras com mais reclamações no primeiro trimestre deste ano, de acordo com relatório divulgado nesta quinta-feira (20) pelo Banco Central. O ranking conta ainda com C6 Bank, BMG (BMGB4), Banco Inter (INBR32) e Santander (SANB11).
A lista foi construída com base em um indicador que leva em conta o número de queixas recebidas, aquelas consideradas procedentes e o número de clientes de cada banco. Quanto maior a pontuação da instituição, pior foi seu desempenho.
De acordo com o BC, as principais queixas registradas entre janeiro e março foram sobre irregularidades relativas à integridade, sigilo, integridade, confiabilidade ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito.
No primeiro trimestre, o BTG Pactual/Banco Pan atingiu 71,89 pontos no ranking, fruto de 1.608 reclamações procedentes em um universo de 22,371 milhões de clientes. Logo em seguida vieram Inter (33,24 pontos), C6 Bank (29,09 pontos), Pagbank/Pagseguro (27,23), Bradesco (23,05) e Votorantim (17,59).
BTG (BPAC11) lança sua primeira stablecoin, a BTG Dol
Em 4 de abril, o BTG Pactual (BPAC11) anunciou o lançamento de sua primeira stablecoin, a BTG Dol. A criptomoeda tem paridade de 1 para 1 com o dólar norte-americano. O projeto foi desenvolvido por meio da Mynt, a plataforma de negociação de criptoativos do banco, segundo o portal “InfoMoney”.
Uma stablecoin, diferente das criptomoedas tradicionais, é um tipo de moeda digital estável atrelada a algum ativo do mercado financeiro, como dólar, real, ouro ou outra commodity.
Em nota, o banco afirmou que ele próprio garante e faz a gestão do lastro da BTG Dol. Ainda como informou o veículo de notícias, o BTG disse que a moeda dá aos investidores a oportunidade de “dolarizar” parte do patrimônio.
Nesta quinta-feira (20), as ações do BTG avançaram 1,43%, cotadas a R$ 22,75.