O BTG Pactual (BPAC11), comunicou ao mercado nesta segunda-feira (2), a aquisição de 100% do capital social de uma das principais distribuidoras de investimentos do Brasil, a Órama DTVM.
Nesse sentido, a aquisição está alinhada com a estratégia de ampliação das operações digitais do banco, visando expandir a sua base de clientes e fortalecer a oferta de produtos e serviços para o público em geral.
“Estamos muito animados com a aquisição, que vai possibilitar aos clientes Órama acesso a plataforma completa do BTG, como banking, Pix, cartão de crédito, conta de investimentos offshore com banking e cartão de débito nos EUA”, destaca Marcelo Flora, sócio responsável pelas Plataformas Digitais do BTG Pactual.
De acordo com Flora, o negócio proporcionará ganhos adicionais e uma expansão significativa na base de clientes, resultando na diluição dos custos fixos, melhorias na eficiência operacional, aproveitamento de sinergias e aumento da produtividade. “Tudo isso se traduzirá em melhores condições para todos os nossos clientes com produtos mais acessíveis e competitivos”, acrescenta Flora.
Aquisição da Órama
A venda para o BTG faz parte de um movimento estratégico e simboliza o reconhecimento do êxito da Órama, uma empresa que desde o início se destacou por sua abordagem inovadora no setor financeiro, priorizando a democratização dos investimentos e a promoção da educação financeira
“Com o acordo, os clientes Órama continuarão a ter acesso a produtos e serviços de qualidade, com o selo de solidez e credibilidade do BTG, um player de reconhecida excelência. Na outra ponta, além da gestora, parte dos sócios vai focar no que chamamos de Investment as a Service – IaaS, conjunto de soluções que atendem a varejistas e demais empresas, de diversos setores, que buscam oferecer investimentos aos seus clientes”, diz Habib Nascif, CEO da Órama.
Vale ressaltar que, a conclusão e fechamento do acordo de compra da Órama DTVM estão sujeitos às aprovações regulatórias necessárias, inclusive do Banco Central do Brasil. O valor total da transação acordado entre as partes foi fixado em R$ 500 milhões.
Em suma, a Órama foi oficialmente lançada ao mercado em 2011 como a primeira plataforma do Brasil dedicada exclusivamente à distribuição de fundos de investimentos. Em 2014, a companhia expandiu sua atuação, incluindo a distribuição de produtos de renda fixa, e em 2018, ampliou ainda mais sua oferta incorporando produtos de renda variável e previdência.
Com uma equipe de 370 funcionários e 300 assessores de investimentos registrados na Ancord, a Órama tem presença nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, a empresa administra cerca de R$ 18 bilhões em ativos sob custódia e atende aproximadamente 360 mil clientes.