Warren Buffett, presidente e CEO da Berkshire Hathaway, refinou seus planos de doação para uma das maiores fortunas da era moderna.
Em uma entrevista ao “The Wall Street Journal”, Buffett, afirmou que após sua morte, quase toda a sua riqueza será destinada a um novo fundo de caridade, supervisionado por sua filha e seus dois filhos.
O lendário investidor também esclareceu que suas doações à Fundação Bill & Melinda Gates, para a qual já doou bilhões, chegarão ao fim. “A Fundação Gates não receberá nenhum dinheiro após a minha morte”, afirmou Buffett.
O bilionário de Omaha, Nebraska, já doou mais da metade de suas ações da Berkshire Hathaway, empresa que assumiu o controle em 1965 e transformou em uma potência. Após a última rodada de doações divulgada na manhã de sexta-feira (28), Buffett ainda possui quase US$ 130 bilhões em ações da empresa.
Decisão dos filhos de Buffet
Seus três filhos deverão decidir por unanimidade para quais propósitos filantrópicos o dinheiro será destinado. Buffett, de 93 anos, disse que não deu instruções específicas a Susie, Howie e Peter Buffett, mas compartilhou sua perspectiva pessoal sobre doação.
“[O dinheiro] deveria ser usado para ajudar as pessoas que não tiveram a mesma sorte que nós”, disse ele. “Há oito bilhões de pessoas no mundo, e eu e meus filhos estamos no 100º lugar mais sortudo de 1% ou algo assim. Há muitas maneiras de ajudar as pessoas.”
Em 2006, Buffett, defensor da filantropia eficaz, anunciou que estava pronto para doar sua fortuna. Ele se comprometeu a fazer doações anuais ao longo de sua vida para a Fundação Gates e quatro fundações ligadas à sua família. No entanto, não estava claro o que aconteceria com a riqueza restante após sua morte.
Buffett disse ao “The Wall Street Journal” que suas doações às cinco fundações continuarão apenas enquanto ele estiver vivo. Ele mencionou que mudou seu testamento diversas vezes, chegando ao plano atual depois de observar como seus filhos amadureceram ao longo dos anos.
Família Buffett
Susie Buffett, de 71 anos, reside em Omaha e preside a Fundação Sherwood, que promove a educação infantil e a justiça social. Ela também lidera a Fundação Susan Thompson Buffett, nomeada em homenagem a sua mãe e primeira esposa de Buffett, que faleceu em 2004. De acordo com declarações fiscais, a fundação financia direitos reprodutivos e bolsas de estudo para a faculdade.
Howie Buffett, de 69 anos, mora em Decatur, Illinois, onde administra fazendas e lidera a Fundação Howard G. Buffett, dedicada à segurança alimentar, mitigação de conflitos e combate ao tráfico de pessoas. Tanto Susie quanto Howie Buffett são membros do conselho da Berkshire Hathaway.
Peter Buffett, de 66 anos, é compositor musical e reside perto de Kingston, Nova York. Ele e sua esposa, Jennifer Buffett, lideram a Fundação NoVo, que trabalha em projetos voltados para comunidades indígenas, entre outras iniciativas.
“Sinto-me muito, muito bem com os valores dos meus três filhos e tenho 100% de confiança na forma como eles conduzirão as coisas”, disse Warren Buffett ao “The Wall Street Journal”.
O executivo-chefe da Berkshire acrescentou que seus filhos terão uma vantagem sobre ele na resposta a quaisquer mudanças futuras nas leis que regem impostos e fundações.