Mercado

BYD amplia lucro em 200% em semestre com recorde de vendas

Montadora teve arrecadação de 10,95 bilhões de yuans, em comparação ao 1S22, quando lucrou 3,60 bilhões de yuans

A montadora chinesa de carros elétricos BYD registrou alta de 204,7% no lucro líquido, no primeiro semestre de 2023, com arrecadação de 10,95 bilhões de yuans, em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando lucrou 3,60 bilhões de yuans.

O lucro diluído por ação também cresceu 204%, de 1,24 yuans por ação para 3,77 yuans por ação. O resultado consta no balanço corporativo da empresa, divulgado nesta segunda-feira (28).

A receita da BYD também avançou 72,7% no mesmo período, de 150,60 bilhões de yuans no primeiro semestre de 2022 para 260,12 bilhões de yuans em 2023. A empresa atribui 80% deste resultado ao crescimento na venda de veículos elétricos (EVs), que levou a BYD a retomar a liderança do setor na China.

Segundo a Barron’s, a BYD vendeu 1,2 milhão de automóveis de passageiros e cerca de 642 mil veículos elétricos a bateria (BEVs), um aumento de cerca de 95% e 92% em relação ao ano anterior, respectivamente.

A BYD, que desde o ano passado fabrica apenas veículos elétricos, tem adotado uma estratégia de expansão no mercado global. Em julho, a empresa anunciou planos de abrir três fábricas na Bahia.

Com informações da Dow Jones Newswires.

Ford: governo recompra fábrica na Bahia e vai negociá-la com BYD

A Ford (FDMO34) anunciou ao mercado, nesta sexta-feira (11), a realização de um acordo com o governo da Bahia. O acordo visa que o Estado assuma a propriedade do complexo fabril fechado pela companhia em 2021 em Camaçari.

Nesse contexto, vale ressaltar que a área é alvo do interesse da Ford, uma vez que, desde de o ano passado vinha tentando estabelecer um acordo com a montadora norte-americana e o governo baiano para adquirir a unidade.

A BYD afirmou em, em nota, que “segue com o planejamento de investir na unidade industrial de Camaçari, mantendo as negociações necessárias com o governo da Bahia”. Não estava imediatamente claro se a unidade industrial citada pela empresa envolve a área da Ford.

O governo da Bahia não tinha representantes disponíveis para se manifestar. De acordo com a Ford, o processo de reversão de propriedade de fábrica em Camaçari para o Estado da Bahia prevê “posterior indenização para empresa em valores compatíveis com o mercado”. A empresa não informou detalhes.

“O acordo tem a finalidade de simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica, contribuindo para geração de valor ao Estado e à comunidade baiana”, afirmou a Ford no comunicado.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile