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BYD dobra previsão de empregos na primeira fase da fábrica na Bahia

A primeira fase do investimento para a instalação da fábrica na Bahia soma R$ 3 bi para uma capacidade de produção de 150 mil veículos por ano

A direção da BYD optou por aumentar para 10 mil o número de empregos planejados para a primeira etapa da fábrica na Bahia, anteriormente estimada em 5 mil vagas.

De acordo com o diretor institucional da BYD, Marcelo Schneider, a decisão foi tomada visando acelerar ao máximo o início da produção de veículos na unidade, estabelecido para ocorrer entre o final de 2024 e o início de 2025.

O anúncio do novo plano foi feito por Schneider durante o Brazil China Meeting, um fórum de debates que reúne empresas e autoridades dos dois países. O evento, promovido pelo Valor e pelo LIDE, está ocorrendo no Mandarin Oriental Hotel, localizado em Shenzhen, no Sudeste da China.

Primeira fase do investimento

A etapa inicial do investimento para estabelecer a fábrica na Bahia totaliza R$ 3 bilhões, proporcionando uma capacidade de produção de 150 mil veículos por ano. Em fases subsequentes, a capacidade instalada será elevada para 300 mil unidades.

Schneider afirmou que a decisão de antecipar a abertura de vagas de trabalho foi, em parte, motivada pelo anúncio do governo brasileiro sobre a retomada do Imposto de Importação em carros 100% elétricos, que estava suspenso desde 2016, e pelo aumento do tributo para os veículos híbridos.

O cronograma para o início da produção permanece, inicialmente, conforme planejado, previsto para ocorrer entre o final de 2024 e o início de 2025. Schneider não descarta a possibilidade de uma antecipação nas datas.

Ao participar do painel “Indústria automobilística: Como as marcas chinesas podem transformar o mercado de veículos no Brasil e no mundo”, Schneider afirmou que, em fevereiro, a companhia chinesa iniciará os estudos das obras de expansão da fábrica instalada em Camaçari (BA). “Vai ser uma nova fábrica”, disse.

A unidade da fábrica localizada em Camaçari anteriormente pertencente à Ford foi recuperada pelo governo da Bahia, que reassumiu a posse do terreno com o objetivo de repassá-lo à BYD.

Outros lançamentos

O executivo também ratificou que o lançamento do Dolphin Mini está programado para fevereiro. Esta é uma versão mais compacta e acessível do modelo que se destacou no mercado brasileiro como o carro 100% elétrico mais econômico, com o preço de R$ 149,9 mil.

Durante o painel do Brazil China Meeting, Jolin Zhang, diretora da divisão americana de vendas da BYD, compartilhou informações sobre o avanço da empresa. No ano de 2023, a receita atingiu a marca de US$ 61,7 bilhões, representando um aumento de 56% em relação ao total alcançado em 2022.

Com 700 mil funcionários, a empresa que, além de automóveis e ônibus também produz baterias, painéis de energia fotovoltaicos e monotrilhos, conta hoje com 90 mil engenheiros. “Chegaremos a 100 mil este ano”, disse Zhang.

Presente em Campinas (SP) desde 2012 com sua fábrica de ônibus, a BYD é uma das empresas envolvidas no programa da cidade de São Paulo, que visa incorporar veículos elétricos à frota de transporte público.

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