A montadora chinesa BYD vai ampliar os seus investimentos na Bahia em R$ 1 bilhão, para R$ 6,5 bilhões. O anúncio foi feito pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado Federal.
A ampliação de recursos é consequência do crescimento nas importações de veículos da BYD para o Brasil nos últimos meses. Com isso, a montadora decidiu rever seus planos e expandir a capacidade de produção em sua planta em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
O projeto inicial da BYD previa a construção de um complexo industrial em uma área de 330 mil metros quadrados, com potencial para gerar cerca de 10 mil empregos. Agora, com a ampliação do investimento, a expectativa é que o número de postos de trabalho aumente significativamente.
Além da construção da planta, a BYD também pretende investir em novas tecnologias em parceria com o governo da Bahia, contribuindo para transformar a região em um polo tecnológico, que já vem sendo chamado de “Vale do Silício baiano”.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida (PSB), também confirmou a ampliação dos investimentos ao Portal A Tarde. Segundo ele, os veículos produzidos pela BYD na Bahia já devem estar no mercado em 2025, marcando o início de uma nova era para a indústria automotiva no estado.
Uber e BYD firmam parceria global em veículos elétricos
A Uber Technologies e a montadora chinesa BYD anunciaram nesta quarta-feira uma parceria global para a integração de 100 mil veículos elétricos na plataforma de transporte por aplicativo.
A parceria, que começará na Europa e na América Latina, proporcionará aos motoristas da Uber acesso a preços acessíveis e opções de financiamento para os veículos elétricos da BYD.
Posteriormente, a colaboração será estendida aos mercados do Oriente Médio, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, conforme anunciado pelas empresas.
No Brasil, a BYD já possui uma parceria com a 99, concorrente da Uber no setor de transporte por aplicativo.
A Uber e a BYD proporcionarão aos motoristas vantagens como descontos em manutenção, carregamento, financiamento e leasing dos veículos, adaptados conforme as especificidades de cada mercado.
“Quando um motorista faz a mudança para um veículo elétrico, ele pode proporcionar até quatro vezes mais benefícios em termos de emissões do que um motorista comum, simplesmente porque está mais tempo na estrada”, disse o presidente-executivo da Uber, Dara Khosrowshahi.
As empresas destacaram que colaborarão na integração dos veículos da BYD com tecnologias de condução autônoma, potencializando a plataforma de transporte por aplicativo da Uber.