Maior fábrica fora da China

BYD dobra meta de empregos em Camaçari para 20 mil

Metade das contratações vai ocorrer até agosto de 2025, afirma empresa

BYD promove evento técnico em Camaçari
Foto: BYD / Divulgação

A BYD ampliou a meta de geração de empregos de sua nova planta em Camaçari (BA) de 10 mil para 20 mil vagas diretas e indiretas. O anúncio de aumento de vagas ocorreu em evento da montadora no município nesta segunda-feira (2). A fábrica, que é a maior da BYD fora da China, vai começar operações em fevereiro de 2025.

Metade das vagas anunciadas deve ser preenchida entre janeiro e agosto de 2025, segundo a empresa. A partir de janeiro, a BYD vai anunciar os detalhes de um programa de contratações que promete movimentar profissionais da Bahia e de outros estados.

O cronograma prevê a abertura de 2 mil vagas em janeiro, 3 mil em maio e 5 mil em agosto.

“A BYD está transformando Camaçari no Vale do Silício da América Latina. Estamos construindo um grande centro de P&D, treinando engenheiros e técnicos locais para liderarem em inovação. E isso é apenas o começo”, afirmou a CEO da empresa para Américas e Europa, Stella Li, durante o evento.

A BYD também celebrou um recorde de vendas no Brasil em novembro, com 12.308 veículos comercializados nas 150 concessionárias, em todos os estados do país. “Nossa meta é consolidar a BYD entre as três marcas que mais vendem no país nos próximos cinco anos”, destacou Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior da BYD no Brasil.

Evolução das obras da fábrica da BYD em Camaçari

As obras da nova fábrica da BYD, que começaram oficialmente há nove meses, estão em ritmo acelerado. A fase 1.1 do projeto engloba o galpão para a montagem dos carros no sistema SKD (Semi Knocked Down), a fábrica de inspeção final e as pistas de teste de velocidade e obstáculos. A conclusão desta fase está prevista para março de 2025.

Em seguida, as obras vão se concentrar na fase 1.2, que contempla a produção completa de veículos elétricos e híbridos. Vão ser construídas 28 novas edificações e dois pátios. A produção plena dos modelos deve começar ainda em 2025.

A nova planta vai ter capacidade de produzir até 150 mil veículos por ano na primeira fase de operação e 300 mil unidades na segunda fase.