Café com BPM: bolsas asiáticas fecham no azul; EUA e Europa recuam

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

Os mercados asiáticos fecharam em alta, nesta quarta-feira (5), acompanhando a alta acentuada das bolsas dos EUA e da Europa na véspera. Já os índices futuros norte-americanos e os europeus operam em baixa, após os dois dias seguidos de ganhos nos EUA.

Logo após ter a melhor sessão desde 2020, o Ibovespa fechou em leve baixa em dia de bolsa volátil. Com isso, nesta terça-feira (4), o principal índice da bolsa brasileira teve queda de 0,08%, aos 116 mil pontos. O dólar, por sua vez, subiu 0,06%, a R$ 5,16.

Impulsionados pela expectativa de um ajuste monetário menos agressivo do Fed, os índices futuros subiram forte nos dois últimos dias. Desta vez, recuam à medida que a esperança de que o BC americano possa moderar o ritmo dos aumentos das taxas de juros começam a se esvair novamente.

Dow Jones Futuro (EUA), -0,95%
S&P 500 Futuro (EUA), -0,95%
Nasdaq Futuro (EUA), -0,94%

Bolsas Asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam em alta nesta sessão, após o bom resultados dos EUA na véspera. Destaque para o índice Hang Seng, de Hong Kong, que fechou em alta de 5,9%, a 18.087,97, em seu retorno após um feriado na terça-feira (4). 

Shanghai SE (China), fechado
Nikkei (Japão), +0,48%
Hang Seng Index (Hong Kong), +5,90%
Kospi (Coreia do Sul), +0,26%

Bolsas Europeias

Já os mercados europeus passam por um dia de quedas após o PMI da zona do euro cair para mínima de 20 meses à medida que a perspectiva de recessão aumenta. 

FTSE 100 (Reino Unido), -1,21%
DAX (Alemanha), -0,78%
CAC 40 (França), -1,06%
FTSE MIB (Itália), -1,66%

Notícias corporativas

A Petrobras (PETR3;PETR4) informou nesta terça-feira (04) que fechou um contrato com a Sembcorp Marine Rigs & Floaters para a construção de uma plataforma P-82, décima plataforma a ser instalada no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos.

A unidade, do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência, na sigla em inglês), terá capacidade de produzir até 225 mil barris de petróleo por dia, armazenar mais de 1,6 milhão de barris e processar 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Agenda

Na agenda brasileira, o destaque é a produção industrial do mês de agosto. Lá fora, o grande destaque do dia é a reunião da Opep+. Nos EUA, será divulgada a variação do emprego privado ADP de setembro, com previsão de alta de 200 mil. 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile