Os mercados mundiais, em sua maioria, operam em alta nesta segunda-feira (7), enquanto investidores se preparam para uma semana movimentada com o último relatório de inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) e política nos EUA, com as eleições parlamentares de meio de mandato. Elas ocorrem nesta terça (8), e determinarão qual partido controlará o Congresso e afetará a direção dos gastos futuros. Atualmente há um equilíbrio no número de democratas e republicanos entre os senadores, mas isso pode mudar com o resultado das urnas.
O Ibovespa encerrou em alta de 3,16% na semana que sucedeu a eleição presidencial, realizada no domingo (30) e que deu vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esta sexta-feira (4) também foi positiva, com o principal índice da Bolsa avançando 1,08%, aos 118.155 pontos. O dólar continuou o movimento de queda observado desde segunda-feira (31) e fechou em baixa de 0,95%, alcançando os R$ 5,06. Na semana, o recuo foi de 4,5%.
Os índices futuros dos EUA viraram para alta após abrirem em baixa nesta manhã de segunda, com participantes do mercado à espera de eleições de meio de mandato no Congresso e CPI outubro. As ações da Apple recuam no pré-mercado depois que a empresa disse que a produção do iPhone 14 foi temporariamente reduzida por causa das restrições do Covid-19 na China.
Dow Jones Futuro (EUA), +0,41%
S&P 500 Futuro (EUA), +0,40%
Nasdaq Futuro (EUA), +0,34%
Bolsas Asiáticas
As bolsas asiáticas fecharam em alta, com os dados comerciais da China muito abaixo das expectativas, marcando o primeiro declínio anual nas exportações desde maio de 2020. A queda das exportações foi de 0,3%, enquanto que as importações recuaram 0,7%. O Governo da China reiterou sua postura de Covid Zero, o que parece diminuir o otimismo do mercado depois de ver o crescente apetite por risco na sexta-feira (4) passada com especulações de planos para uma reabertura da segunda maior economia do planeta.
Shanghai SE (China), +0,23%
Nikkei (Japão), +1,21%
Hang Seng Index (Hong Kong), +2,69%
Kospi (Coreia do Sul), +0,99%
Bolsas Europeias
Os mercados europeus operam mistos nesta segunda, enquanto os investidores ficam de olho nas eleições de meio de mandato no Congresso americano e inflação dos EUA. Na última semana, o Banco da Inglaterra promoveu um aumento de 75 pontos base nas taxas de juros, mas alertou que a economia do Reino Unido enfrenta sua maior recessão já registrada.
FTSE 100 (Reino Unido), -0,19%
DAX (Alemanha), +0,99%
CAC 40 (França), -0,08%
FTSE MIB (Itália), +0,45%
EuroStoxx50, +0,54%
Notícias corporativas
O Twitter (TWTR34) demitiu 50% de seus funcionários, disse o chefe de segurança e integridade da empresa na sexta-feira em um tuíte, dizendo que os recursos de moderação de conteúdo da plataforma de rede social permanecem em vigor. As informações são da “Agência Brasil”.
A Petrobras (PETR4) divulgou um comunicado sobre uma ação popular de autoria de Guilherme Estrela, ex-diretor de exploração e produção da estatal, que questiona a distribuição de dividendos antecipados pela Petrobras à União, decidida em 28 de julho deste ano. As informações são da “Agência Estado”.
De acordo com o veículo, o processo, que corre na Justiça Federal, foi distribuído no fim de setembro e a União, e a Petrobras apresentaram defesas prévias em 24 e 25 de outubro, respectivamente.
Agenda
A semana será marcada por dados de inflação. No Brasil, a expectativa é que a sequência de deflações no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) seja interrompida. Nos EUA, sai o aguardado índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), referente ao mês de outubro.