Café com BPM: mercados operam em alta após queda na véspera

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

Os mercados mundiais operam em alta, em sua maioria, na manhã desta terça-feira (28), após forte queda na véspera com a crescente frustração com a política de Covid Zero da China. As autoridades de saúde chinesas relataram um aumento nas taxas de vacinação de idosos, o que é considerado por especialistas como crucial para reabrir a economia. O gigante asiático também viu uma queda no número de infecções diárias na segunda-feira, a primeira queda desde 19 de novembro.

O Ibovespa operou entre perdas e ganhos nesta segunda-feira (28), mas fechou em leve queda, com investidores de olho em protestos na China, aguardando novidades sobre a PEC da Transição e nomes da equipe econômica do próximo governo. Com isso, o principal índice da Bolsa brasileira caiu 0,18%, aos 108.782 pontos. O dólar caiu 0,72%, a R$ 5,36. 

Os índices futuros dos EUA operam em alta, com os investidores de olho na China em meio a especulações de que o governo pode fazer mudanças em sua política rígida de Covid Zero. Na segunda-feira, os principais indicadores de NY recuaram com protestos na China e investidores antecipando mais dados econômicos e comentários dos membros do Fed nesta semana. 

Dow Jones Futuro (EUA), +0,01%
S&P 500 Futuro (EUA), +0,16%
Nasdaq Futuro (EUA), +0,31%

Bolsas Asiáticas

A maioria das bolsas da Ásia fechou em alta, com destaque para a bolsa de Hong Kong, que fechou em mais de 5% de alta, após a China registrar a primeira queda nos casos de Covid desde 19 de novembro. O pedido de autoridades chinesas de que idosos sejam proativos em relação à vacinação também ajudou na recuperação dos mercados.

Shanghai SE (China), +2,31%
Nikkei (Japão), -0,48%
Hang Seng Index (Hong Kong), +5,24%
Kospi (Coreia do Sul), +1,04%

Bolsas Europeias

As bolsas europeias avançam, em sua maioria, nesta manhã, enquanto investidores seguem monitorando as notícias sobre as restrições da Covid na China. Em indicadores, o mercado espera pela divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha.

FTSE 100 (Reino Unido), +0,69%
DAX (Alemanha), +0,02%
CAC 40 (França), +0,28%
FTSE MIB (Itália), -0,08%
Euro Stoxx50, +0,15%

Notícias corporativas

A Vibra Energia (VIBBR3) deve anunciar na terça-feira (29) a contratação de Ernesto Pousada para o cargo de CEO (diretor executivo), ocupado interinamente por André Corrêa Natal. A informação é do jornal “Valor Econômico”.

Pousada é o atual presidente da VLI Logística. Segundo o “Valor”, a divulgação ao mercado está prevista para ser feita na próxima terça-feira, antes da abertura do pregão. 

Em reunião virtual com o presidente da Petrobras (PETR3;PETR4), Caio Mário Paes de Andrade, representantes do governo de transição pediram nesta segunda-feira (28) que o plano de desinvestimentos seja suspenso, até que uma nova gestão da companhia tome posse.

Agenda

Nesta terça-feira (29), sai o resultado primário do governo brasileiro em outubro (14h30), além de dados de inflação medidos pelo índice IGP-M, às 8h, e pelo IPP (índice de preços ao produtor), às 9h. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) também é esperado para hoje, às 9h30. Dados da arrecadação federal saem às 10h30.