Café com BPM: mercados avançam à espera de dados de inflação

Investidores aguardam novos dados de inflação para saber como o Fed busca controlar a inflação

Os mercados mundiais operam no campo positivo nesta sexta-feira (9), com os investidores aguardando novos dados de inflação, que fornecerão mais informações sobre como os aumentos das taxas de juros do Fed estão funcionando para controlar a inflação. 

O Ibovespa encerrou esta quinta-feira (08) em queda, refletindo o encontro de Fernando Haddad (PT) com Paulo Guedes, atual ministro da Economia, e aprovação da PEC da Transição no Senado Federal. Com isso, o principal índice da Bolsa perdeu 1,67%, aos 107.249 pontos. O dólar subiu 0,20%, a R$ 5,21. 

Os índices futuros dos EUA operam com ligeira alta nesta manhã, à espera de novos dados de inflação. Agentes do mercado aguardam pela divulgação do relatório do índice de preços ao produtor de novembro, que fornecerá mais informações sobre como os aumentos das taxas de juros do Fed estão funcionando para domar a alta inflação. 

Dow Jones Futuro (EUA), +0,12%
S&P 500 Futuro (EUA), +0,25%
Nasdaq Futuro (EUA), +0,34%

Bolsas Asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam em alta, com Hang Seng, de Hong Kong, liderando os ganhos da região, com o sentimento positivo persistindo em torno da reabertura da China e dados de inflação da segunda maior economia do mundo quase em linha com as expectativas do mercado. O índice de preços ao consumidor da China subiu 1,6% em novembro em base anualizada, enquanto o índice de preços ao produtor caiu 1,3%.

Shanghai SE (China), +0,30%
Nikkei (Japão), +1,18%
Hang Seng Index (Hong Kong), +2,32%
Kospi (Coreia do Sul), +0,76%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus também operam em alta, com os investidores esperando por uma recuperação econômica chinesa à medida que as restrições do Covid-19 são relaxadas, enquanto avaliam as perspectivas de recessão global.

FTSE 100 (Reino Unido), +0,01%
DAX (Alemanha), +0,25%
CAC 40 (França), +0,01%
FTSE MIB (Itália), +0,01%
Euro Stoxx50, +0,05%

Notícias corporativas

O IRB Brasil (IRBR3) não planeja fazer um novo aumento de capital, mesmo após novos resultados negativos, de acordo com Marcos Falcão, presidente da resseguradora, nesta quinta-feira (08). O executivo aposta numa melhora da gestão e dos números operacionais nos próximos meses para voltar ao azul em 2023.

Itaú (ITUB4), BB (BBAS3) e Caixa Econômica escutaram um “não” da Justiça no processo de recuperação judicial da Oi (OIBR3). De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (08), o juiz Fernando Viana, responsável pelo caso, rejeitou os argumentos das instituições financeiras, contrárias ao término desse período na companhia telefônica. A notícia é do portal “Valor Econômico”. 

Agenda

A semana termina com a divulgação da inflação de novembro medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) às 9h. O consenso Refinitiv prevê alta de 0,53% na comparação mensal, desacelerando em relação ao desempenho de outubro – quando o IPCA avançou 0,59%, interrompendo uma sequência de três meses de inflação. O Itaú projeta uma alta de 0,52%. 

Nos EUA, o destaque fica para o índice de preços ao produtor, na sexta-feira. O consenso Refinitv aponta para uma alta mensal de 0,2%.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile