Os mercados globais operam positivos, em sua maioria, com exceção do FTSE 100 (Reino Unido). No cenário doméstico, existe a expectativa sobre qual deve ser o rumo do Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores do Brasil (B3), após a invasão de manifestantes bolsonaristas ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, no último domingo (8).
Os invasores questionam o resultado das eleições presidenciais de 2022 e a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O assunto pode trazer uma perspectiva negativa para o olhar estrangeiro sobre o mercado brasileiro.
Em relação aos dados macroeconômicos, os investidores aguardam a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro. Os dados serão divulgados na terça-feira (10).
O Ibovespa fechou o pregão da última sexta-feira (05) em alta de 1,23%, aos 108.963 pontos, somando seu terceiro pregão positivo do ano. O índice acumula queda de 0,70% desde o primeiro pregão de 2023.
No cenário internacional, o mercado espera pelo discurso de Jerome Powell, presidente do Fed (Banco Central dos EUA) também na terça. Powell deverá falar sobre os próximos passos da política monetária norte-americana.
Na Europa, a produção industrial da Alemanha de dezembro é divulgada nesta segunda-feira (9). Além disso, a Zona do Euro divulga sua taxa de desemprego de novembro de 2022.
Os índices dos EUA operam em alta nesta segunda-feira, por volta das 7h20. Confira:
Dow Jones Futuro (EUA), +0,26%;
S&P 500 Futuro (EUA), +0,39%;
Nasdaq Futuro (EUA), +0,43%.
Bolsas asiáticas
As bolsas asiáticas fecharam em alta. Veja abaixo a variação dos principais índices:
Shanghai SE (China), +0,58%;
Nikkei (Japão), +0,59%;
Hang Seng Index (Hong Kong), +1,89%;
Kospi (Coreia do Sul), +2,63%.
Bolsas europeias
Confira o desempenho dos principais índices europeus:
FTSE 100 (Reino Unido), -0,36%;
DAX (Alemanha), +0,27%;
CAC 40 (França), +0,11%;
FTSE MIB (Itália), +0,32%;
Stoxx50, +0,37%.
Notícias corporativas
Aliansce-BR Malls
Os papéis da empresa resultante da fusão entre Aliansce Sonae e BR Malls serão negociados, a partir desta segunda-feira (9), de forma integrada na B3. O ticker utilizado é o da Aliansce (ALSO3). Este é o primeiro passo para a atuação como empresa única das duas companhias.
Petrobras
A Petrobras (PETR3;PETR4) está reforçando a segurança em suas refinarias, em um medida de precaução após receber ameaças de ataque contra suas instalações, incluindo as refinarias Reduc e Repar. As informações são da agência “Reuters”.