Café com BPM: mercados iniciam semana em queda

Investidores avaliam uma possível desaceleração ou pausa nos aumentos de juros do Fed

Os mercados internacionais iniciam a semana operando em queda, em sua maioria, com investidores avaliando uma possível desaceleração ou pausa nos aumentos de juros do Fed.

A possibilidade de que o banco central norte-americanos esteja se preparando para desacelerar o ritmo de seus aumentos de taxas de combate à inflação, depois que dados econômicos da semana passada mostraram um declínio nos preços no atacado e nas vendas no varejo, tem sido ponderada.

O principal índice da Bolsa brasileira fechou a semana em alta de 1,01%. Esta sexta-feira (20), no entanto, foi de queda, com o Ibovespa recuando 0,78%, aos 112.040 pontos, sendo pressionado pelo setor bancário. O dólar subiu 0,72%, a R$ 5,20, nesta sexta. 

Os índices futuros dos EUA operam perto da estabilidade nesta manhã de segunda-feira (23), enquanto investidores avaliam os próximos movimentos do Fed e se preparam para uma semana cheia de balanços.

Dow Jones Futuro (EUA), 0,00%
S&P 500 Futuro (EUA), -0,09%
Nasdaq Futuro (EUA), -0,06%

Bolsas asiáticas 

As bolsas asiáticas, em sua maioria, estiveram fechadas nesta segunda-feira (23) em decorrência do feriado do Ano Novo Lunar. O índice Nikkei, do Japão, subiu 1,1%, para 26.852,85 pontos e o S&P/ASX 200, da Austrália, subiu 0,1%, para 7.456,90.

A alta de hoje seguiu o rali de sexta-feira para as ações de tecnologia que contrabalançaram as preocupações com o enfraquecimento da economia dos EUA.

Shanghai SE (China), fechado 
Nikkei (Japão), +1,33%
Hang Seng Index (Hong Kong), fechado 
Kospi (Coreia do Sul), fechado 

Bolsas europeias

Os mercados europeus operam sem direção definida, com investidores da região reavaliando as perspectivas econômicas. Em indicadores, investidores aguardam pelos dados da confiança do consumidor de janeiro.

FTSE 100 (Reino Unido), -0,16%
DAX (Alemanha), +0,02%
CAC 40 (França), -0,08%
FTSE MIB (Itália), -0,46%
Euro Stoxx50, +0,15%

Notícias corporativas

A Americanas (AMER3) deve divulgar um dos passos mais aguardados do processo de recuperação judicial de uma empresa, a partir de segunda-feira (23). A varejista deverá publicar a lista de credores completa, que conta com mais de 16 mil nomes. As informações são do “Valor Econômico”. 

O jornal destacou que a chance da empresa divulgar essa lista ainda neste fim de semana é mínima, já que a tarefa é complexa e exige uma checagem detalhada dos dados que serão apresentados à Justiça. 

 

 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile