Café com BPM: mercados operam mistos com dados econômicos

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

A semana começa, em sua maioria, no campo negativo, enquanto investidores repercutem dados econômicos importantes da zona do euro e dados da atividade fabril na China. A inflação anual da Zona do Euro em outubro deve fechar o mês em 10,7%, acima portanto dos 9,9% de setembro, de acordo com estimativa divulgada nesta segunda-feira (31) pelo Eurostat, escritório de estatísticas da União Europeia. A taxa mensal foi estimada em 1,5%. O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em ingl?s) da China atingiu 49,2, abaixo do previsto pelo consenso de mercado.

O Ibovespa encerrou a semana anterior às eleições para a Presidência da República em baixa de 4,49%. A sexta-feira (28) também foi de queda, com investidores montando posições para se beneficiarem dos resultados das urnas. Dessa forma, o principal índice da Bolsa caiu 0,09%, aos 14.539 pontos. O dólar recuou 1,08%, a R$ 5,28.

Os índices futuros dos EUA operam em baixa nesta manhã (31), após ganhos na véspera com os dados econômicos apontando para a desaceleração da inflação e um consumo estável. A temporada de resultados continua esta semana, com Uber, Pfizer e Advanced Micro Devices. Os investidores se preparam para a última reunião do Fed, que começa nesta terça (1º). 

Dow Jones Futuro (EUA), -0,46%
S&P 500 Futuro (EUA), -0,55%
Nasdaq Futuro (EUA), -0,73% 

Bolsas Asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam mistas, com a atividade fabril na China aquém das expectativas. Os mercados também aguardam a reunião do Fed no meio da semana. O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China caiu de 50,1 em setembro para 49,2 em outubro, informou o Escritório Nacional de Estatísticas do país (NBS).

Shanghai SE (China), -0,77%
Nikkei (Japão), +1,78%
Hang Seng Index (Hong Kong), -1,18%
Kospi (Coreia do Sul), +1,11%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus operam entre perdas e ganhos, enquanto investidores aguardam pelos números de inflação e do PIB da zona do euro.

FTSE 100 (Reino Unido), +0,22%
DAX (Alemanha), +0,07%
CAC 40 (França), -0,18%
FTSE MIB (Itália), -0,44%
Euro Stoxx 50, +0,14

Notícias corporativas

Controlada da Cosan (CSAN3), a Comgás (CGSA3) vai distribuir R$ 1,15 bilhão em dividendos, conforme anunciado ao mercado pela empresa nesta sexta-feira (28). Eles foram aprovados pelo conselho de administração da companhia em reunião realizada no mesmo dia. 

A Eletrobras (ELET6) anunciou que estuda uma proposta de conversão das ações preferenciais classe B (PNB) em ações ordinárias (ON) na razão de 1 ação PN para cada 1,1 ação ON. 

Agenda

O grande destaque da semana será a divulgação de mais uma decisão sobre juros nos EUA. A reunião no Fed começa nesta terça (1º). A semana na agenda doméstica será mais curta com o feriado de Finados na quarta (2).