Café com BPM: mercados operam mistos antes de PPI nos EUA

Além de dados de inflação, investidores aguardam pelas vendas no varejo, produção industrial e o Livro Bege do Fed

Os mercados mundiais operam mistos nesta quarta-feira (18) em dia de agenda cheia nos EUA, quando serão divulgados uma série de indicadores econômicos, com destaque para o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) de dezembro, que deve fornecer mais pistas sobre os rumos dos juros na maior economia do mundo.

Além de dados de inflação, investidores aguardam pelas vendas no varejo, produção industrial e o Livro Bege do Federal Reserve (Fed), relatório sobre a economia americana.

O Ibovespa fechou esta terça-feira (17) em forte alta, impulsionada pelo avanço das commodities, o que fez a Petrobras (PETR3;PETR4) ser destaque na sessão de hoje. Com isso, o principal índice da Bolsa brasileira encerrou o dia com alta de 2,04%, aos 111.439 pontos. O dólar caiu 0,84%, a R$ 5,10. 

Os índices futuros dos EUA operam próximos à estabilidade nesta manhã de quarta, com investidores à espera de uma série de dados econômicos. Agentes dos mercados esperam que os dados e as falas dos membros do BC americano forneçam pistas sobre os rumos da política monetária do país.

Dow Jones Futuro (EUA), +0,01%
S&P 500 Futuro (EUA), +0,09%
Nasdaq Futuro (EUA), +0,06% 

Bolsas asiáticas 

Os mercados asiáticos fecharam sem direção definida, com destaque para a alta de mais de 2% do Nikkei, do Japão, que viu seu Banco Central anunciar que não mudaria sua política de controle da curva de rendimentos.

O Banco do Japão manteve suas taxas de juros em -0,1% e não fez alterações em sua faixa de controle da curva de rendimento.

Shanghai SE (China), +0,00%
Nikkei (Japão), +2,50%
Hang Seng Index (Hong Kong), +0,47%
Kospi (Coreia do Sul), -0,47%

Bolsas europeias

As bolsas europeias operam mistas nesta sessão, repercutindo dados de inflação do Reino Unido e da Zona do Euro e à espera de vários dados econômicos dos Estados Unidos.

A taxa anual de inflação no Reino Unido voltou a cair em dezembro para 10,5% — ligeiramente abaixo das expectativas dos analistas. O resultado marcou o segundo mês de quedas, depois que a taxa caiu de uma alta de 41 anos para 10,7% em novembro.

Já inflação da Zona do Euro na passagem de novembro para dezembro caiu 0,3% ante novembro e teve alta de 9,2% na base anual. O consenso Refinitiv previa queda de 0,3% na base mensal e alta de 9,2% na base anual.

FTSE 100 (Reino Unido), +0,14%
DAX (Alemanha), -0,08%
CAC 40 (França), +0,14%
FTSE MIB (Itália), +0,03%

Notícias corporativas

Guilherme Horn irá assumir o comando do WhatsApp na América Latina. Há um ano atrás, o executivo, que fundou a corretora digital Ágora, assumiu a operação da companhia no Brasil. O anúncio foi feito nesta terça-feira (17) pela subsidiária brasileira da Meta (M1TA34).

O Conselho de Administração da Petz (PETZ3) aprovou na segunda-feira (16) a realização da terceira emissão de debêntures simples da companhia. O valor previsto é de R$ 400 milhões.

Segundo a Petz, os recursos líquidos obtidos pela empresa com a emissão serão “integralmente utilizados para consolidação de caixa e capital de giro da companhia, bem como para investimentos em bens de capital (CAPEX)”.