Café com BPM: mercados operam em queda com juros

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso 

Os mercados mundias operam em queda nesta sexta-feira (23), ainda puxados pelas decisões da maioria dos bancos centrais de elevar suas taxas de juros para combater índices de inflação resistentes.  

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em alta de 1,91% na última quinta-feira (22). Já o dólar registrou queda de 1,09% no fechamento, cotado a R$ 5,11 na quinta (22).  

Os mercados futuros dos EUA operam em queda na manhã desta sexta-feira (23), com a alta de 75 pontos-base anunciada pelo Federal Reserve na quarta-feira (21) e com os comunicados de que o aperto monetário vai perdurar por um bom tempo.

Dow Jones Futuro (EUA), -0,89% 

S&P 500 Futuro (EUA), -0,96% 

Nasdaq Futuro (EUA), -1,15% 

Bolsas Asiáticas 

As bolsas asiáticas operam em queda nesta sexta (23), puxadas por notícias positivas. Hong Kong se prepara para flexibilizar uma das políticas mais restritivas e extensas de combate à covid, a inflação na Malásia seguiu as expectativas, já o índice de preços ao consumidor de Cingapura subiu mais que o esperado. 

Shanghai SE (China), -0,66% 

Nikkei (Japão), -0,58% 

Hang Seng Index (Hong Kong), -1,18% 

Kospi (Coreia do Sul), -1,81% 

Bolsas Europeias 

As bolsas europeias operam em queda nesta sexta (23), com os mercados repercutindo as decisões do Fed e dos bancos centrais locais. O BC da Suíça elevou os juros do país em 75 pontos-base e saiu da política de taxas negativas após sete anos, já o Banco da Inglaterra (BoE) subiu a taxa em 0,50 ponto porcentual.  

FTSE 100 (Reino Unido), -1,71% 

DAX (Alemanha), -1,34% 

CAC 40 (França), -1,19% 

FTSE MIB (Itália), -1,64% 

Cenário Corporativo 

Um membro do Conselho de Administração da Zamp (BKBR3), Paula Alexandra de Oliveira Gonçalves Bellizia, pediu renúncia na última quinta-feira (22). O conselho decidiu eleger Iuri de Araujo Miranda para o cargo, com mandato até a primeira Assembleia Geral da Companhia a ser realizada após a vacância. De Araujo Miranda também permanecerá como diretor-presidente da empresa até que o processo de sucessão do diretor seja concluído. 

A Tesla (TSLA34) fez recall de quase 1,1 milhão de carros elétricos nos EUA, por conta do sistema automático de reversão do fechamento da janela, que pode não reagir ao detectar uma obstrução, o que aumenta o risco de ferimentos.

Nesta sexta-feira (23), às 15 horas, Jerome Powell, presidente do Fed, discursará. 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile