Café com BPM: mercados oscilam com resultados e dados econômicos

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

Os mercados operam sem direção definida nesta manhã de quinta-feira (27), com investidores digerindo resultados corporativos e aguardando o BCE (Banco Central Europeu) anunciar uma nova alta de juros. Com a inflação no bloco próxima de 10%, a expectativa é que a autoridade monetária acelere o ritmo do aperto monetário, elevando a taxa de depósitos em 1,5%, de acordo com a média das projeções da Refinitiv.

O Ibovespa encerrou em queda nesta quarta-feira (26), antes de decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), com expectativa pela manutenção da Selic em 13,75% ao ano. Com isso, o principal índice da Bolsa teve baixa de 1,62%, aos 112 mil pontos. O dólar, por sua vez, subiu 1,12%, a R$ 5,37. 

Os índices futuros dos EUA operam mistos nesta manhã, com investidores de olho nos resultados de empresas de tecnologia. Na véspera, a Meta, controladora do Facebook, divulgou números fracos e despencou no pós-mercado. A temporada de balanços americana continua com resultados da Amazon e da Apple. 

Dow Jones Futuro (EUA), +0,33%
S&P 500 Futuro (EUA), +0,07%
Nasdaq Futuro (EUA), -0,37%

Bolsas Asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam sem direção definida, com os investidores digerindo dados econômicos na região. O PIB do terceiro trimestre da Coreia do Sul cresceu 0,3% em relação ao trimestre anterior, o crescimento mais lento desde o terceiro trimestre de 2021. 

Shanghai SE (China), -0,55%
Nikkei (Japão), -0,32%
Hang Seng Index (Hong Kong), -0,72%
Kospi (Coreia do Sul), +1,74%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus também oscilam, à medida que investidores digerem uma série de resultados corporativos. Além disso, também aguardam o mais recente anúncio de política monetária do Banco Central Europeu. A reunião do BCE também deve sinalizar os planos de aperto quantitativo da autoridade monetária, à medida que o bloco tenta controlar sua taxa de inflação de 10%. 

FTSE 100 (Reino Unido), +0,35%
DAX (Alemanha), -0,73%
CAC 40 (França), -0,69%
FTSE MIB (Itália), -0,59%
Stoxx50, -0,75%

Notícias corporativas

A Oi (OIBR3;OIBR4) anunciou dois novos executivos aos times de Operações e de Tecnologia da Informação (TI). A chegada dos nomes reforça, segundo a companhia, a execução da nova estratégia da companhia, focada no cliente e centrada na conectividade de fibra ótica e serviços digitais.

Gustavo Brambila assume a Diretoria de Operações e Infraestrutura, e Caio Gusmon, a Diretoria de Tecnologia da Informação. Ambos reportam diretamente ao presidente da Oi, Rodrigo Abreu, e passam a fazer parte do time de liderança principal da empresa.

A Klabin (KLBN11) divulgou nesta quarta-feira (26) seu balanço do terceiro trimestre de 2022. A companhia registrou um lucro líquido de R$ 2,053 bilhões entre julho e setembro, alta de 69% em relação ao mesmo período do ano passado.

Agenda

O destaque da agenda doméstica fica por conta da divulgação da taxa de desemprego de setembro, com projeção de 8,7%, uma leve melhora diante dos 8,9% de agosto. Lá fora, na zona do euro, o BCE decide a taxa de juros, com expectativa de acréscimo de 0,75 pp, aos 2,00% ao ano. Nos EUA, tem os pedidos de seguro-desemprego da semana, com projeção de subida a 220 mil, dos 214 mil da semana passada.