Café com BPM: mercados recuam com incertezas sobre economia global

O mercado aguarda mais dados econômicos esta semana para obter pistas sobre o ritmo da política monetária do Fed

Os mercados mundiais amanheceram no negativo, nesta quarta-feira (7), à medida que aumentam as incertezas sobre a direção dos aumentos das taxas de juros pelo Federal Reserve e mais rumores sobre uma recessão iminente. Além disso, o mercado aguarda mais dados econômicos esta semana para obter pistas sobre o ritmo da política monetária do Fed. Executivos dos maiores bancos dos EUA alertaram sobre uma recessão iminente, já que a inflação ameaça o consumo das famílias americanas.

O Ibovespa encerrou esta terça-feira (06) em alta, com atenção voltada para a tramitação da PEC de Transição. Dessa forma, o principal índice da Bolsa brasileira avançou 0,72%, aos 110.188 pontos. O dólar caiu 0,25%, a R$ 5,27.

Os índices futuros dos EUA operam em leve baixa nesta manhã, à medida que aumentam as perspectivas de recessão. Os dados divulgados na segunda (5) apontam que a atividade da indústria de serviços dos EUA aumentou inesperadamente em novembro e o robusto relatório da folha de pagamento da semana passada levantou dúvidas sobre quando o Fed pode afrouxar a política monetária.

Dow Jones Futuro (EUA), -0,09%
S&P 500 Futuro (EUA), -0,16%
Nasdaq Futuro (EUA), -0,27%

Bolsas Asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam com baixa nesta quarta-feira, após dados da balança comercial da China em novembro abaixo do previsto. A China anunciou mais flexibilização das medidas restrições ao Covid, em um movimento que era amplamente esperado pelo mercado. 

Shanghai SE (China),-0,40%
Nikkei (Japão), -0,72%
Hang Seng Index (Hong Kong), -3,22%
Kospi (Coreia do Sul), -0,43%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus operam em queda, à medida que investidores avaliam riscos de uma recessão global. Na agenda econômica, os ativos devem repercutir o PIB (Produto Interno Bruto) da Zona do Euro do terceiro trimestre. O consenso Refinitiv prevê alta de 0,2% em relação ao trimestre imediatamente anterior e de 2,1% na comparação com mesmo período do ano passado.

FTSE 100 (Reino Unido), +0,36%
DAX (Alemanha), -0,61%
CAC 40 (França), -0,60%
FTSE MIB (Itália), -0,12%
Euro Stoxx50, -0,43%

Notícias corporativas

O Morgan Stanley demitiu cerca de 2% da sua equipe global nesta terça-feira (6), de acordo com o site “CNBC”. Cerca de 1,6 mil funcionários foram desligados do banco antes do pagamento dos bônus anuais.

A Petroplastic entrou nesta terça-feira (06) com uma ação popular no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar anular a venda da Petroquímica Triunfo, da Petrobras (PETR3;PETR4) para a Braskem (BRKM5), do grupo Odebrecht, segundo informações do jornal “O Estado de S. Paulo”. A transferência em questão foi concluída em 2009.

Agenda

A agenda desta quarta-feira é marcada pela reunião do Copom, que deve decidir às 18h30 pela manutenção da taxa Selic no atual patamar. Às 8h saem dados do Índice IGP-DI. Às 10h, números da Produção de veículos Anfavea, e às 14h30 dados do fluxo cambial semanal.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile