Os mercados mundiais recuam, nesta segunda-feira (10), com investidores antecipando o relatório da inflação nos EUA, que será divulgado na próxima quinta-feira (13). Além disso, agentes do mercado apostam que os dados de empregos nos EUA da semana passada manterão o Fed (banco central norte-americano) em um caminho agressivo de aumento das taxas de juros.
O Ibovespa encerrou a semana pós-eleições, que ocorreram no último domingo (2), em alta de 5,76%. Ainda assim, esta sexta-feira (7) foi negativa, com o principal índice da Bolsa fechando em baixa de 1,01%, aos 116 mil pontos, puxado por dados do Payroll nos EUA. O dólar, por sua vez, caiu 0,25%, a R$ 5,20.
Os índices futuros dos EUA operam em baixa nesta manhã. O centro das atenções será os números do CPI (Índice de Preços ao Consumidor), que será divulgado na quinta (13).
Dow Jones Futuro (EUA), -0,11%
S&P 500 Futuro (EUA), -0,22%
Nasdaq Futuro (EUA), -0,34%
Bolsas Asiáticas
Na China, a maior fabricante de chips do país Semiconductor Manufacturing International Corporation caiu 5,23%, enquanto a Hua Hong Semiconductor caiu mais de 10% e Shanghai Fudan Microelectronics Company caiu 24,6%, após novas regras de exportação dos EUA.
Shanghai SE (China), -1,66%
Nikkei (Japão), fechado por feriado
Hang Seng Index (Hong Kong), -2,95%
Kospi (Coreia do Sul), -0,22%
Bolsas Europeias
Os mercados europeus operam em baixa, acompanhando o sentimento global negativo, com investidores apostando que os dados de empregos nos EUA da semana passada manterão o Fed em um caminho agressivo de aperto monetário.
FTSE 100 (Reino Unido), -0,77%
DAX (Alemanha), -0,17%
CAC 40 (França), -0,74%
FTSE MIB (Itália), -0,62%
Notícias corporativas
A Cosan (CSAN3) anunciou, nesta sexta-feira (07), que irá adquirir 4,9% das ações ordinárias da Vale (VALE3). Em comunicado ao mercado, a companhia também relatou que pretende aumentar ainda mais sua participação na mineradora e buscará a aprovação imediata do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Agenda
Na agenda doméstica saem dados do Índice IPC-S semanal, o Boletim Focus e a Balança Comercial. Nos EUA, destaque para discursos de dirigentes do Fed.