Café com BPM: mercados recuam antes do payroll

Economistas consultados pela Reuters esperam que a economia americana tenha criado 200 mil empregos em novembro

Os mercados mundiais recuam nesta sexta-feira (2), enquanto investidores aguardam pelo relatório de empregos (payroll) dos EUA. Economistas consultados pela Reuters esperam que a economia americana tenha criado 200 mil empregos em novembro, uma queda em relação aos 261 mil empregos criados em outubro. Além disso, os agentes do mercado também monitoram as notícias sobre a política de Covid Zero da China. 

O Ibovespa encerrou esta quinta-feira (01) em queda, devolvendo a alta da véspera, com Produto Interno Bruto (PIB) puxando o índice para baixo. Com isso, o principal índice da Bolsa recuou 1,39%, aos 110.925 pontos. O dólar caiu 0,09%, a R$ 5,19. 

Os índices futuros dos EUA operam em baixa nesta manhã de sexta-feira (2), à espera da divulgação do relatório de empregos de novembro, com previsão de criação de 200 mil empregos. Analistas também esperam que a taxa de desemprego se mantenha em relação ao mês anterior, em 3,7%.

Dow Jones Futuro (EUA), -0,05%
S&P 500 Futuro (EUA), -0,02%
Nasdaq Futuro (EUA), -0,08%

Bolsas Asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam com baixa no último pregão da semana, à medida que investidores buscam clareza sobre as mudanças nas regras de restrições da Covid na China. A mudança na estratégia de “Covid zero” da China aumentou o otimismo sobre a recuperação da demanda por petróleo no país. No front econômico, a inflação da Coreia do Sul para novembro ficou em 5% na base anual, abaixo das estimativas de 5,1% de uma pesquisa da Reuters.

Shanghai SE (China), -0,29%
Nikkei (Japão), -1,59%
Hang Seng Index (Hong Kong), -0,33%
Kospi (Coreia do Sul), -1,84%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus operam mistos nesta sexta, com investidores monitorando de perto as notícias da China sobre sua política de Covid Zero e aguardando os dados das folhas de pagamento dos EUA. Em indicadores, os investidores vão repercutir os dados de importação e exportação da Alemanha e preços ao produtor da zona do euro.

FTSE 100 (Reino Unido), -0,23%
DAX (Alemanha), +0,30%
CAC 40 (França), -0,21%
FTSE MIB (Itália), -0,08%
Euro Stoxx50, +0,03%

Notícias corporativas

Acionistas da Oi (OIBR3;OIBR4) aprovaram nesta quinta-feira (01) em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que foi realizada virtualmente, o grupamento de todas as ações preferenciais e ordinárias da companhia na proporção de 50 para uma. As informações são do jornal “Valor Econômico”.

A Vale (VALE3) pagará R$ 1,319 bilhão em JCP (juros sobre o capital próprio). O valor é equivalente a 0,29 por ação. De acordo com a companhia, somente investidores com ações datadas até 12 de dezembro terão direito de receber os rendimentos. A partir de 13 de dezembro, os papéis negociados da Vale na B3 não terão direito aos proventos.

O valor do JCP será abatido do montante a ser deliberado referente ao segundo semestre de 2022, conforme política de remuneração aos acionistas.

Agenda

A semana termina com a divulgação do payroll, compilado de dados oficiais do mercado de trabalho nos Estados Unidos. O consenso Refinitv aponta para a criação de 200 mil empregos em novembro, uma desaceleração em relação à outubro. A média de projeções do mercado também aponta para uma taxa de desemprego estável, em 3,7%.

No Brasil, sai o indicador de atividade industrial referente ao mês de outubro e o consenso Refinitiv prevê estabilidade em relação a setembro – na comparação anual, projeta crescimento de 1,6%.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile