Café com BPM: mercados mundiais sobem antes de ata do Fomc

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

Os mercados mundiais, em sua maioria, sobem nesta quarta-feira (23), antes da publicação da ata do Fomc (Comitê de Mercado Aberto do Banco Central americano), na véspera do feriado de Ação de Graças, em busca de sinalizações sobre o futuro da política monetária nos EUA. Agentes do mercado se animaram recentemente com a inflação ao consumidor e no atacado abaixo do esperado nos EUA, o que levou a apostas de que o Fed teria que desacelerar seus aumentos agressivos nas taxas de juros.

O Ibovespa fechou em baixa e chegou a aprofundar quedas com contestação às urnas do partido de Jair Bolsonaro (PL). Dessa forma, o principal índice da Bolsa teve queda de 0,65%, aos 109.036 pontos, nesta terça-feira (22). O dólar subiu 1,3%, a R$ 5,37. 

Os índices futuros dos EUA operam com ligeira alta nesta manhã, enquanto investidores aguardam pela ata do Fomc em busca de pistas sobre os rumos do juros no país. No início deste mês, o Fed promoveu sua quarta alta consecutiva de 0,75 ponto percentual, que levou os juros ao nível mais alto desde 2008.

Dow Jones Futuro (EUA), +0,10%
S&P 500 Futuro (EUA), +0,11%
Nasdaq Futuro (EUA), +0,01%

Bolsas Asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam com alta nesta sessão. No radar, o banco central da Nova Zelândia elevou sua taxa de juros em 0,75 ponto percentual, a maior alta de juros na história do país, e a inflação de Cingapura diminuiu em outubro em uma base anualizada.

Shanghai SE (China), +0,26%
Nikkei (Japão), fechado por feriado
Hang Seng Index (Hong Kong), +0,57%
Kospi (Coreia do Sul), +0,53

Bolsas Europeias

As bolsas da Europa operam em alta em sua maioria, enquanto investidores avaliavam dados econômicos da região e esperam pela ata da última reunião do Fed. Eles também avaliam as leituras do PMI (índices de gerentes de compras) da zona do euro, da Alemanha e do Reino para obter indicações sobre a saúde da atividade econômica do continente.

FTSE 100 (Reino Unido), +0,46%
DAX (Alemanha), -0,11%
CAC 40 (França), +0,08%
FTSE MIB (Itália), -0,51%
Euro Stoxx50, +0,15%

Notícias corporativas

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve decidir o nome do novo presidente da Petrobras (PETR3;PETR4) até o início de dezembro, segundo o senador Jean Paul Prates (PT-RN), integrante do grupo de transição da área de energia. À agência de notícias “Reuters”, Prates disse ter entregue um memorando a Lula e conversado com ele sobre a importância de a indicação do novo CEO da petrolífera ser feita até o início de dezembro. 

Agenda

A agenda desta quarta-feira é marcada pela divulgação da ata do Fomc, um dia antes do feriado de Ação de Graças. No Brasil, investidores aguardam pelos números do fluxo cambial semanal.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile