Pré-mercado

Café com BPM: futuros de NY operam no verde após recorde de S&P 500

O S&P 500 encerrou em alta recorde após a divulgação de dados de inflação ao consumidor que se situam dentro das expectativas

Futuros de NY operam no verde
Futuros de NY operam no verde (Foto: Píxeis)

Os índices futuros de NY operam em alta nesta quarta-feira (13), após registrar fortes ganhos no dia anterior. O S&P 500 encerrou em alta recorde após a divulgação de dados de inflação ao consumidor que se situam dentro das expectativas.

Futuros de NY estendem rali da véspera

Os índices futuros dos EUA devem seguir tendencia positiva, aproveitando o ritmo de ganhos alcaçados no último pregão. Na sessão desta terça-feira (12), os principais índices acionários dos EUA fecharam com fortes altas.

O S&P 500 – que lista as 500 maiores empresas do país – atingiu porcentagem recorde, encerrando em alta de 1,12%. As ações da Oracle e as boas estimativas quanto ao corte de juros ajudaram a manter o nível dos futuros de NY.

A fase de divulgação de resultados nos EUA está chegando ao fim, com a expectativa da Dollar Tree apresentar seu relatório nesta manhã. Por outro lado, a Construtora Lennar tem seus resultados agendados para após o encerramento do mercado.

Na esfera política dos EUA, Joe Biden e Donald Trump asseguraram o número de delegados necessários para concorrer às eleições pelos partidos Democrata e Republicano, respectivamente. Isso significa que ambos estarão novamente na disputa pela Casa Branca, revivendo o embate de 2020.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,05%

S&P 500 Futuro: 0,00%

Nasdaq Futuro: -0,11%

Bolsas asiáticas

Os mercados da Ásia e do Pacífico encerraram de forma mista nesta quarta-feira. Enquanto as ações na China foram afetadas por preocupações renovadas sobre a crise imobiliária local, em Tóquio, as perdas se estenderam devido à especulação em torno de um possível endurecimento da política monetária japonesa.

No cenário chinês continental, o índice Shanghai Composto registrou uma queda de 0,40%, fechando em 3.043,83 pontos, enquanto o índice menos abrangente Shenzhen Composto teve uma leve baixa de 0,11%, atingindo 1.768,56 pontos.

Shanghai SE (China), -0,40%

Nikkei (Japão): -0,26%

Hang Seng Index (Hong Kong): -0,07%

Kospi (Coreia do Sul): +0,44%

ASX 200 (Austrália): +0,22%

Bolsas europeias

Os mercados europeus estão em alta, com os investidores analisando o recente relatório de inflação dos EUA e os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido. Segundo o relatório divulgado na quarta-feira pelo Gabinete de Estatísticas Nacionais (ONS) do Reino Unido, o PIB britânico registrou um aumento mensal de 0,2% em janeiro, alinhado às expectativas dos analistas. Enquanto isso, na zona do euro, a produção industrial em janeiro teve uma queda de 3,2% em comparação com o mês anterior, uma queda mais significativa do que o esperado (-1,5% de acordo com uma pesquisa da Reuters).

FTSE 100 (Reino Unido): +0,23%

DAX (Alemanha): -0,01%

CAC 40 (França): +0,44%

FTSE MIB (Itália): +0,50%

STOXX 600: +0,18%

Ibovespa: pregão anterior

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta terça-feira (12) com alta de 1,22%, aos 127.667,84 pontos. O dólar comercial encerrou com baixa de 0,07%, a R$ 4,97.

Conforme o calendário semanal de divulgações, esta terça-feira foi pautada pelos dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), no Brasil, e do CPI (índice de preços ao consumidor), nos EUA. Ambos os índicadores calculam a inflação, e, apesar de terem vindo acima do esperado, nos dois cenários, o resultado ainda animou os mercados.

Radar corporativo

Em comunicado divulgado ao mercado na noite desta terça-feira (12), a Vale (VALE3) esclareceu a notícia sobre a renúncia de membro do seu Conselho Administrativo. José Luciano Duarte Penido, divulgou na segunda-feira (11) que iria deixar o cargo.

Além disso, a B3 (B3SA3) divulgou seus dados operacionais de fevereiro de 2024 nesta terça-feira (12). Na comparação o mesmo período em 2023, a Bolsa brasileira reportou queda de 1,7% no volume médio negociado no segmento de ações. O percentual equivale a R$ 22,489 bilhões.

Agenda do dia

No Brasil, após o fechamento do mercado, estão previstos os balanços das empresas Casas Bahia, Eletrobras e Hypera. Às 04h00, será divulgado o relatório da produção industrial de janeiro do Reino Unido pelo Office for National Statistics (ONS).

Em seguida, às 07h00 (horario de Brasília), o Eurostat divulgará o relatório da produção industrial de janeiro da Zona do Euro. Às 09h00 (horario de Brasília), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicará a Pesquisa Industrial Mensal Regional referente a janeiro. Às 10h00 (horario de Brasília), o político Fernando Haddad se reunirá com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para discutir a dívida do estado. ]

Por fim, às 11h30 (horario de Brasília), o Departamento de Energia dos Estados Unidos (DoE) divulgará os estoques de petróleo da semana até 08/03.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile