mercado-financeiro-6-envato
Foto: Reprodução

A terça-feira (20) começa com agenda de indicadores mais esvaziada, o que desloca o foco dos investidores para a temporada de balanços nos Estados Unidos e para o noticiário geopolítico.

Após o fechamento dos mercados, Netflix e United Airlines divulgam os resultados do quarto trimestre, abrindo uma semana intensa de números corporativos. Na quarta-feira, saem os balanços de Charles Schwab e Johnson & Johnson. Na quinta, é a vez de General Electric, Intel e Procter & Gamble. Já na sexta-feira, American Airlines Group e SLB fecham a agenda.

Dados econômicos no radar

Entre os indicadores, o principal destaque do dia é o relatório ADP de criação de empregos no setor privado, com divulgação prevista para as 10h15. O dado é acompanhado de perto por antecipar sinais do mercado de trabalho americano.

Davos e tensões comerciais

Os investidores também acompanham o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O mercado aguarda, em especial, o discurso do presidente dos EUA, Donald Trump, previsto para quarta-feira.

Enquanto isso, as tensões comerciais entre Estados Unidos e Europa seguem no radar. Líderes europeus classificaram como “inaceitáveis” as ameaças de tarifas feitas por Trump e avaliam contramedidas. A França pressiona a União Europeia a recorrer ao Instrumento Anticoerção, considerado o mecanismo mais duro de retaliação econômica do bloco.

Política no Brasil

No campo político, está prevista para hoje, às 9h, a audiência sobre a extradição da ex-deputada Carla Zambelli, após três adiamentos. O caso ganhou novo capítulo após o envio, pelo ministro Alexandre de Moraes, de um relatório à Justiça italiana com informações sobre a Penitenciária Feminina do DF, conhecida como Colmeia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda no Rio Grande do Sul. Às 12h, participa da entrega de 1.276 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. À tarde, visita o Porto do Rio Grande e o Estaleiro Ecovix, onde participa da assinatura de contratos para a construção de navios.