As bolsas globais apresentam movimentos mistos no primeiro pré-mercado de dezembro, ao passo que a Indústria internacional dá o tom no início da semana.
Os dados do mercado de trabalho nos EUA (payroll, ADP e Jolts), aliados à participação de Jerome Powell em um evento, ganham destaque esta semana. Pouco mais de duas semanas após sinalizar que não há pressa para reduzir os juros, Powell pode influenciar as expectativas para a próxima reunião do Fed.
No cenário internacional, a Opep deve adiar o aumento da produção de petróleo, considerando o excesso de oferta no mercado global.
No Brasil, os números do PIB do terceiro trimestre e da produção industrial de outubro devem reforçar sinais de aquecimento econômico, em um momento de pressão crescente para que o Copom adote um ritmo mais agressivo na elevação da Selic, especialmente diante do aumento da incerteza fiscal.
Com o dólar cotado a R$ 6, Galípolo participa do Fórum Político da XP nesta manhã (10h), em São Paulo. Ao mesmo tempo, o mercado observa o início das discussões na Câmara sobre os dois projetos de contenção de gastos já apresentados pelo governo.
EUA
O dólar avançava frente ao euro e ao iene, impulsionado pela fraqueza dessas moedas, enquanto os investidores avaliavam as tensões políticas na França e a recuperação dos rendimentos dos Treasuries nos EUA.
A moeda americana ganhou força adicional após Donald Trump criticar os BRICS — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — por considerar a criação de uma moeda alternativa ao dólar, reafirmando sua política “America First”.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: -0,21%
S&P 500 Futuro: -0,20%
Nasdaq Futuro: -0,18%
Bolsas asiáticas
Na Ásia-Pacífico, os mercados encerraram em alta, apoiados por sinais de estabilização econômica na China. O setor manufatureiro chinês apresentou crescimento pelo segundo mês consecutivo em novembro, segundo uma pesquisa privada divulgada nesta segunda-feira.
Na Austrália, as vendas no varejo subiram 3,4% em outubro, marcando o maior crescimento anual desde maio de 2023.
Shanghai SE (China), +1,13%
Nikkei (Japão): +0,80%
Hang Seng Index (Hong Kong): +0,65%
Kospi (Coreia do Sul): -0,06%
ASX 200 (Austrália): +0,14%
Bolsas europeias
Na Europa, as bolsas operavam em baixa, refletindo preocupações com o índice PMI da indústria europeia e o PIB italiano. A fabricante de automóveis Stellantis viu suas ações despencarem até 8,9% após a inesperada renúncia de seu CEO, Carlos Tavares. No acumulado do ano, a empresa registra perdas de 46%.
Enquanto isso, o euro enfraquecia em meio a ameaças do partido de extrema direita francês de derrubar o governo devido a um impasse orçamentário.
No Reino Unido, os preços dos imóveis superaram as expectativas, subindo 1,2% em novembro no comparativo mensal, muito acima da projeção de 0,2%.
O crescimento anual dos preços saltou de 2,4% em outubro para 3,7%, a maior taxa registrada nos últimos dois anos.
FTSE 100 (Reino Unido): -0,03%
DAX (Alemanha): -0,10%
CAC 40 (França): -0,70%
FTSE MIB (Itália): -0,50%
STOXX 600: -0,18%
Ibovespa: relembre último pregão da semana
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta sexta-feira (29) com alta de 1,08% aos 125.951 pontos. O dólar comercial subiu 0,19%, a R$ 6,00.
Após a derrota forte da sessão de véspera, o Ibovespa operou com leve alta, enquanto o mercado financeiro começa a digerir as medidas fiscais anunciadas pelo governo federal.
Radar corporativo
A Petrobras (PETR4) comunicou recentemente ao mercado que iniciou um novo processo de contratação de até duas unidades de produção de petróleo do tipo FPSO para o projeto SEAP (Sergipe Águas Profundas), localizado na Bacia de Sergipe-Alagoas.
Segundo a Petrobras, a modalidade de contratação será do tipo Build, Operate and Transfer (BOT), na qual a contratada será responsável pelo projeto, construção, montagem e operação do ativo por um período inicial definido em contrato. Na sequência, a operação será transferida para a estatal.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 05h55 – Alemanha: PMI/S&P Global industrial de novembro (final)
▪️ 06h00 – Zona do euro: PMI/S&P Global industrial de novembro (final)
▪️ 06h30 – Reino Unido: PMI/S&P Global industrial de novembro (final)
▪️ 07h00 – Zona do euro: Taxa de desemprego de outubro
▪️ 07h00 – Itália: PIB/3Tri (final)
▪️ 08h00 – FGV: IPC-S de novembro
▪️ 08h25 – Levantamento Focus do BC
▪️ 11h45 – EUA: PMI/S&P Global industrial de novembro (final)
▪️ 12h00 – EUA: PMI/ISM industrial de novembro
▪️ 12h00 – EUA: Investimentos em construção em outubro
Eventos
▪️ 10h00 – Galípolo participa de Fórum Político da XP, em SP
▪️ 17h15 – Christopher Waller (Fed) discursa
▪️ 18h30 – John Williams (Fed) fala