Pré-mercado

Café com BPM: bolsas recuam à espera do Livro Bege

Foto: pexels
Foto: pexels

As bolsas globais apresentam sinais de queda no pré-mercado desta quarta-feira (17) enquanto investidores aguardam os dados de produção industrial e o Livro Bege do Federal Reserve (Fed), que fornecerá uma visão sobre as condições econômicas em várias regiões do país.

Além disso, há pressão sobre os ativos devido a preocupações com possíveis restrições comerciais mais rigorosas dos EUA contra a China.

O governo Biden informou a aliados que está considerando utilizar as medidas comerciais mais severas possíveis se empresas como Tokyo Electron e ASML continuarem permitindo que a China acesse tecnologia avançada de semicondutores.

EUA

O presidente do Fed de Richmond, Tom Barkin, e o membro do Fed, Christopher Waller, farão declarações pela manhã, o que deve trazer volatilidade aos mercados.

No campo corporativo, United Airlines, Discover Financial Services, Johnson & Johnson e U.S. Bancorp divulgarão seus resultados desta quarta-feira (17).

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,17%

S&P 500 Futuro: -0,72%

Nasdaq Futuro: -1,23%

Bolsas asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam em sua maioria em baixa, com investidores aguardando possíveis estímulos de uma reunião de líderes chineses que está em andamento.

Recentemente, os mercados chineses operaram com a expectativa de que o Partido Comunista anunciasse novas medidas de estímulo durante uma reunião de quatro dias que termina amanhã (18), mas isso ainda não aconteceu.

Shanghai SE (China), -0,45%

Nikkei (Japão): -0,43%

Hang Seng Index (Hong Kong): +0,06%

Kospi (Coreia do Sul): -0,80%

ASX 200 (Austrália): +0,73%

Bolsas europeias

Na Europa, os mercados operam em baixa, refletindo o sentimento negativo da sessão anterior.

As ações da empresa holandesa de semicondutores ASML caíram 5,9% após a Bloomberg informar que os EUA estão considerando impor restrições comerciais mais rígidas para fabricantes de chips que exportam tecnologia para a China, o que aumentou a incerteza geopolítica no setor de semicondutores.

FTSE 100 (Reino Unido): -0,21%

DAX (Alemanha): -0,34%

CAC 40 (França): -0,42%

FTSE MIB (Itália): -0,10%

STOXX 600: -0,56%

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última terça-feira (16) com baixa de 0,16%, aos 129.110,38 pontos. O dólar comercial caiu 0,30%, a R$ 5,42.

Nesta sessão, após 11 altas consecutivas, o Ibovespa perdeu o folego devido a pressão das commodities e também com novas declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que colidiram com a percpção do mercado quanto à responsabilidade fiscal do governo.

Radar corporativo

A frustração com o desempenho da economia da China não ficará restrita ao país asiático e os efeitos já podem ser sentidos na Bolsa brasileira. Isto porque, o cenário chinês lança pressão também sobre as receitas e rendimentos das mineradoras, especialmente da Vale (VALE3).

O diretor de Política Monetária do BC (Banco Central), Gabriel Galípolo, declarou nesta terça-feira (16) que as projeções do relatório Focus têm “relevância enorme” para subsidiar a política monetária e que existe uma institucionalidade no BC que sabe absorver as informações do Focus e qual peso dar para a construção da política monetária.

Agenda do dia

Veja a agenda desta quarta-feira (17):

Indicadores:

  • 05h00 – Fipe: IPC/2ª quadrissemana de julho
  • 06h00 – Zona do euro/Eurostat: CPI e Núcleo do CPI de junho
  • 08h00 – FGV: IPC-S Capitais/2ª quadrissemana de julho
  • 08h00 – FGV: IGP-10 de julho
  • 09h30 – EUA/Dept°. do Comércio: construções de moradias iniciadas preliminar de junho
  • 10h15 – EUA/Fed: Produção industrial de junho
  • 11h30 – EUA/DoE: estoques de petróleo da semana até 12/07
  • 14h30 – BC: Fluxo cambial semanal
  • 15h00 – EUA: Fed divulga Livro Bege

Eventos:

  • 10h00 – EUA: Tom Barkin (Fed/Richmond) participa de mesa redonda
  • 14h00 – Oi Fibra vai a leilão
  • 10h35 – EUA: Christopher Waller (Fed) participa de evento
  • 11h00 – Haddad tem reunião com o governador Ronaldo Caiado

Balanços:

  • À noite em NY: Alcoa e United Airlines
Acesse a versão completa
Sair da versão mobile