
As bolsas globais operam em território positivo na manhã desta segunda-feira (20), com sinais de alívio nas tensões comerciais entre EUA e China. Na sexta-feira (17), Donald Trump se mostrou otimista quanto a um possível acordo comercial com os chineses antes de sua reunião com o presidente chinês Xi Jinping no final deste mês na Coreia do Sul.
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, também afirmou na sexta-feira que acredita que “as coisas se acalmaram” com a China e que provavelmente se reunirá com seu homólogo chinês, o vice-primeiro-ministro He Lifeng, na próxima semana.
Além disso, investimentos também estarão atentos aos dados de inflação e resultados corporativos, incluindo os números de Netflix e Tesla. O índice de preços ao consumidor de setembro, originalmente previsto para 15 de outubro, agora será divulgado na sexta-feira.
EUA
Dando supor a uma melhora no humor no início da semana, uma reportagem do The Wall Street Journal apontou que o presidente Donald Trump isentou dezenas de produtos das tarifas recíprocas nas últimas semanas e se ofereceu para retirar as tarifas de centenas de outros.
O movimento reforça uma percepção crescente dentro do governo de que os Estados Unidos deveriam reduzir os impostos sobre bens que não são produzidos internamente.
Cotação de índices futuros:
Dow Jones Futuro: +0,26%
S&P 500 Futuro: +0,34%
Nasdaq Futuro: +0,44%
Bolsas da Ásia
As bolsas asiáticas fecharam em alta, ao passo que agentes do mercado analisavam dados econômicos da China. O PIB chinês subiu 4,8% no terceiro trimestre em comparação ao ano anterior, em linha com as expectativas de analistas consultados pela Reuters.
Shanghai SE (China), +0,63%
Nikkei (Japão): +3,37%
Hang Seng Index (Hong Kong): +2,42%
Nifty 50 (Índia): +0,50%
ASX 200 (Austrália): +0,41%
Europa
STOXX 600: +0,66%
DAX (Alemanha): +1,01%
FTSE 100 (Reino Unido): +0,47%
CAC 40 (França): +0,36%
FTSE MIB (Itália): +1,17%
Ibovespa: relembre a véspera
O Ibovespa fechou a sessão desta sexta-feira (17) com alta de 0,77%, aos 143.300 pontos, impulsionado pela postura mais amigável do presidente dos EUA, Donald Trump com relação à China e o possível avanço em um acordo comercial entre as duas maiores economias do mundo.
O presidente republicano afirmou nesta sexta que uma tarifa de 100% sobre a China “seria totalmente inviável”. Além disso, Trump afirmou que vai viajar à Coreia do Sul para se encontrar com o líder chinês, Xi Jinping. Quaisquer progressos na negociação entre ambos os países trazem alívio e criam boas expectativas ao mercado.
A semana se encerra com o mercado mantendo Donald Trump sob radar. As conversas diplomáticas entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, parecem ter ocorrido bem, no entanto não houve notícias concretas sobre o andamento do tarifaço.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 03h00 – Alemanha: PPI de setembro
▪️ 08h25 – BC: Relatório Focus
▪️ 10h00 – CNI: Sondagem industrial de setembro
▪️ 15h00 – Secex: Balança comercial semanal
Eventos
▪️ 03h00 – China: Plenária do Partido Comunista
▪️ 10h30 – BC realiza dois leilões de linha de até US$ 1 bilhão no total
▪️ 15h30 – Lula lança programa para reforma de casas populares