Foto: Ibovespa/CanvaPro
Foto: Ibovespa/CanvaPro

As bolsas globais operam em território positivo, com os investidores reagindo positivamente ao recuo de Donald Trump em relação à ameaça de impor tarifas adicionais de 100% sobre produtos chineses, bem como à sinalização de que uma nova escalada nas tensões comerciais com a China ocorrerá de qualquer forma.

“Não se preocupem com a China, tudo ficará bem! O altamente respeitado presidente Xi apenas teve um momento ruim. Ele não quer uma depressão em seu país, e eu também não”, disse Trump, em publicação em sua rede social . “Os EUA querem ajudar a China, não prejudicá-la”.

A paralisação do governo norte-americano continua por mais uma semana, aumentando o risco de muitos funcionários federais não receberem o pagamento de 15 de outubro se um acordo de financiamento não for fechado.

EUA

O Citigroup, Goldman Sachs, Wells Fargo, JPMorgan, Bank of America e Morgan Stanley devem divulgar seus resultados na terça (14) e quarta-feira (15). Além disso, uma série de bancos regionais também devem divulgar seus resultados trimestrais e movimentar as bolsas norte-americanas.

Cotação de índices futuros: 

Dow Jones Futuro: +1,04%

S&P 500 Futuro: +1,43%

Nasdaq Futuro: +1,95% 

Bolsas da Ásia 

As bolsas asiáticas fecharam no vermelho, com os investidores atentos a quaisquer consequências das novas tensões comerciais entre a China e os EUA.

Shanghai SE (China), -0,19%

Nikkei (Japão): -1,01%

Hang Seng Index (Hong Kong): -1,52%

Nifty 50 (Índia): -0,34%

ASX 200 (Austrália): -0,84%

Europa 

Já as bolsas europeias operam em alta com a forte recuperação das ações de mineração em meio a nova disputa comercial entre EUA e China.

STOXX 600: +0,40%

DAX (Alemanha): +0,48%

FTSE 100 (Reino Unido): +0,14%

CAC 40 (França): +0,60%

FTSE MIB (Itália): +0,54% 

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa fechou a semana em mais uma sessão em queda. O principal índice acionário brasileiro encerrou o pregão desta sexta-feira com uma baixa de 0,73%, aos 140.680 pontos. As recentes ameaças de novas tarifas China por parte do presidente Trump tomaram o foco dos investidores.

A disputa entre os Estados Unidos e a China reacenderam após o presidente americano afirmar que deve elevar novamente as tarifas sobre exportações chinesas ao mercado do país devido ao controle da China sobre as terras raras.

A China impôs na última quinta-feira (9) novas regras para exportação de produtos que contenham mais de 0,1% de terras raras provenientes do país. Segundo o Ministério do Comércio do país será necessário que entidades estrangeiras obtenham licença tanto para exportar produtos das terras quanto para confeccionar utilizando tecnologia chinesa.

Agenda do dia

Indicadores

▪️ 06h00 – Zona do euro: Vendas no varejo em agosto
▪️ 08h25 – BC: Relatório Focus
▪️ 15h00 – Secex: Balança comercial mensal

Eventos

▪️ EUA: Feriado do Dia de Colombo fecha os Treasuries
▪️ Egito: Trump preside cúpula pela paz em Gaza
▪️ Vaticano: Lula se encontra com o papa Leão XIV
▪️ Opep divulga relatório mensal de petróleo
▪️ Washington: Reuniões anuais do Banco Mundial e FMI
▪️ 09h00 – Brasília: Alckmin participa da abertura da pré-COP
▪️ 10h00 – BC realiza dois leilões de linha de até US$ 1 bi no total para rolagem
▪️ 13h55 – EUA: Anna Paulson (Fed) discursa em evento