Foto: Ibovespa/CanvaPro
Foto: Ibovespa/CanvaPro

As bolsas globais operam em território positivo na manhã desta terça-feira (25), ao passo que investidores observam a ampla recuperação dos papéis em Wall Street impulsionada pelo setor de tecnologia na véspera. O avanço ocorre em meio ao crescente otimismo de que o Fed (Federal Reserve) possa anunciar um corte nas taxas de juros no próximo mês.

Na segunda-feira (24), o S&P 500 subiu quase 1,6% e o Nasdaq Composite disparou 2,7%, refletindo a recuperação das empresas de tecnologia após um período difícil. Apesar do avanço, os principais índices ainda registram perdas mensais, à medida que investidores reavaliam as avaliações elevadas das ações de inteligência artificial e de crescimento.

Mas vale lembrar que o foco dos mercados permanece no Fed. As expectativas de cortes nos juros em dezembro superam 80% depois das declarações do presidente do Fed de Nova York, John Williams, indicando que reduções podem ocorrer em breve, e dos comentários do membro do Conselho de Governadores, Chris Waller, reforçando essa perspectiva.

EUA

Os investidores norte-americanos também acompanharão a divulgação de dados econômicos atrasados. Na terça-feira, estão previstos dados sobre preços ao produtor e vendas no varejo de setembro, além do índice de confiança do consumidor de novembro, entre outros indicadores.

Cotação de índices futuros:

 Dow Jones Futuro: -0,06%

S&P 500 Futuro: -0,06%

Nasdaq Futuro: -0,14% 

Bolsas da Ásia 

As bolsas asiáticas fecharam em alta, acompanhando a recuperação das ações de tecnologia em Wall Street com o avanço das ações da controladora do Google (GOGL34) e com as expectativas de um corte na taxa de juros pelo Fed.

Shanghai SE (China), +0,87%

Nikkei (Japão): +0,07%

Hang Seng Index (Hong Kong): +0,69%

Nifty 50 (Índia): +0,17%

ASX 200 (Austrália): +0,14%

Europa

As bolsas europeias avançam nesta manhã de terça-feira, com investidores acompanhando a divulgação dos resultados financeiros de empresas como Compass Group, EasyJet e Kingfisher, bem como de indicadores econômicos relevantes, incluindo o PIB da Alemanha e a confiança do consumidor na França.

STOXX 600: +0,25%

DAX (Alemanha): +0,17%

FTSE 100 (Reino Unido): +0,23%

CAC 40 (França): +0,32%

FTSE MIB (Itália): +0,21% 

Ibovespa: relembre a véspera 

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta segunda-feira (24) com alta de 0,33%, aos 155.277,56 pontos. O dólar comercial desceu 0,11 %, a R$ 5,39.

Apesar de ter caído durante o dia, refletindo o humor mais cauteloso, o índice voltou a subir após uma semana mais curta no Brasil e também mais apreensiva. 

Hoje foi divulgado que a arrecadação do governo federal registrou alta real de 0,92% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, alcançando R$ 261,9 bilhões. O resultado, divulgado pela Receita Federal nesta segunda-feira, representa o maior volume já arrecadado para um mês de outubro desde o início da série histórica, em 1995.